Refugiados são realocados para antiga instalação olímpica em Atenas

ESPN.com.br com agência Gazeta Press

As instalações olímpicas utilizadas em Atenas 2004 estão sendo utilizadas para abrigar refugiados imigrantes na Grécia. Nesta quinta-feira, um grupo de 800 pessoas foi transferido de um acampamento improvisado na praça Victoria, no centro da cidade, para o complexo de Galatsi, palco das competições de pingue-pongue há nove anos. O grupo é composto predominantemente por famílias afegãs e estava no local há cerca de um mês.

Getty
Antiga instalação olímpica receberá refugiados
Antiga instalação olímpica receberá refugiados

De acordo com as autoridades locais, a medida foi tomada devido às reclamações dos vizinhos da região, que pediram o "fim da ocupação da praça" e o "restabelecimento da qualidade de vida".

"Estamos tentando reduzir a pressão sobre a população local e ao mesmo tempo manter a solidariedade que existiu até agora. Não queremos que os migrantes estejam expostos a posições de extrema-direita ou racistas", afirmou Yannis Mouzalas, ministro adjunto do Interior, responsável pelos assuntos relacionados à imigração.

Não é a primeira vez que o governo grego utiliza instalações olímpicas abandonadas para abrigar famílias de refugiados. Há um semana, alguns dos imigrantes da praça Victoria foram levados a outros complexos utilizados nas Olimpíadas de Atenas, como Jellinikon, utilizado para o hóquei, e Falero, palco do taekwondo.

Todos os dias, a capital grega recebe milhares de refugiados vindos de diversas ilhas do mar Egeu, como Lesbos, Leros ou Kos, que tentam atravessar a fronteira para seguir para os demais países do norte e oeste da Europa, a fim de fugir dos conflitos locais.

Comentários

Refugiados são realocados para antiga instalação olímpica em Atenas

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.