Proibição à bandeira faz catalães boicotarem final da Copa do Rei

ESPN.com.br
Albert Llop/Anadolu Agency/Getty Images
Barcelona Torcida Bandeira Catalunha Real Madrid Campeonato Espanhol 02/04/2016
Torcedores do Barça não poderão levar a bandeira da Catalunha à final da Copa do Rei

Uma velha polêmica voltou a ser acendida na Espanha. Após o Governo de Madri proibir o porte da bandeira da Catalunha na final da Copa do Rei, neste domingo, entre Barcelona e Sevilla, diversas figuras importates da região separatista da Espanha ameaçam boicotar o jogo, incluindo o próprio presidente do Barça.

Depois do anúncio madrilenho, aprovado pela RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol, que é sediada na capital nacional), o chefe de Governo da Catalunha, Carles Puigdemont i Casamajó, e a prefeita de Barcelona, Ada Colau, imediatamente anunciaram que não irão ao estádio Vicente Calderón, em Madri, para a decisão do torneio mata-mata, já que consideram a proibição das bandeiras independentistas um "atentado à liberdade de expressão".

Segundo o jornal La Vanguardia, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, também estuda boicotar a partida. O vice do clube, Carlos Villarrubí, mostrou-se revoltado com o caso.

"Estão atacando a liberdade de expressão dos nossos sócios. Estamos vendo se podemos entrar na Justiça para recorrer e derrubar essa decisão", bradou, em entrevista à rádio RAC1.

Apesar do boicote dos dirigentes, Villarrubí garantiu que os atletas entrarão normalmente em campo para enfrentar o Sevilla e buscar mais uma conquista nacional na temporada, depois do título do Campeonato Espanhol, vencido no último final de semana.

"Podemos assegurar que os jogadores do Barça estarão no gramado e farão de tudo para ganhar a partida. Os temas extra-desportivos não podem afetar o campo esportivo. Nossos sócios querem que o  Barça jogue, ganhe e faça o doblete", afirmou.

O veto às bandeiras catalãs, no entanto, ganhou o apoio de figurões do futebol espanhol. O presidente da LFP (Liga de Futebol Profissional), que organiza o Espanhol, por exemplo, mostrou-se a favor da atitude.

"Respeito e compreendo a decisão. Estamos falando da Copa do Rei, da Copa da Espanha, e as esteladas [nome popular da bandeira catalã] defendem a destruição da Espanha. Deste ponto de vista, faz sentido que os símbolos da destruição da Espanha não sejam permitidos", disparou.

Segundo Concepción Dancausa, delegada do Governo de Madri, a proibição das bandeiras é uma mera questão de segurança: "Elas representam o independentismo, o que pode gerar tensões", explicou, citando que a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) também proíbe o uso das esteladas em partidas sob seu mando, como na Uefa Champions League e na Liga Europa - inclusive com multas.

"A lei é clara nesse sentido. A organização da partida não pode permitir que se introduzam elementos discriminatórios, que influenciam negativamente o desenvolvimento das competições", salientou.

'Chegará o dia em que o Barça deixará de ganhar', admite Piqué

O presidente da Espanha, Mariano Rajoy, por sua vez, avisou que não vai se envolver no caso, já que, segundo o político, essa questão foge à sua alçada, sendo de responsabilidade da RFEF e da Uefa, além da polícia.

Vale lembrar que a final da Copa do Rei sempre conta com a presença do Rei da Espanha nas tribunas de honra. Caberá, portanto, a Filipe VI entregar o troféu.

Esta, aliás, é a segunda temporada seguida no qual há polêmica sobre separatismo na decisão do torneio mata-mata. No ano passado, a situação foi ainda pior, já que a partida foi disputada entre Barcelona e Athletic Bilbao, equipes-símbolo das regiões independentistas da Catalunha e do País Basco.

Na ocasião, o hino espanhol foi vaiado pelas duas torcidas.

Barcelona desfila com troféu de campeão espanhol pelas ruas da cidade

Concepción Dancausa, inclusive, pediu punições tanto ao Barça quanto ao Sevilla em caso de vaias ao hino e à figura do rei antes da final do torneio.

"Isso teria que resultar em multa, porque ele (rei) é o símbolo que representa nossa constituição. Essas coisas só acontecem na Espanha. Quando vejo uma partida em outro país e há respeito pelo hino, sinto admiração", ressaltou.

Comentários

Proibição à bandeira faz catalães boicotarem final da Copa do Rei

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.