Barça vai à Justiça e consegue liberar bandeira da Catalunha na final da Copa do Rei

ESPN.com.br
AOP.Press/Corbis via Getty Images
Barcelona Torcida Bandeira Catalunha BATE Borisov Champions 04/11/2015
Torcida do Barça poderá levar bandeiras da Catalunha ao Vicente Calderón

Após o Governo de Madri proibir o porte da bandeira independentista da Catalunha na final da Copa do Rei, neste domingo, entre Barcelona e Sevilla, o time blaugrana foi à Justiça espanhola e conseguiu reverter a decisão. 

Nesta sexta-feira, o juiz Jesús Torres Martínez permitiu que os fãs possam entrar com as chamadas esteladas (bandeira separatista da Catalunha, que é diferente da senyera, a bandeira que não tem a estrela) no estádio Vicente Calderón, do Atlético de Madri, que sediará a partida deste final de semana.

A decisão judicial veio um dia depois de diversas figuras importates da região separatista da Espanha ameaçam boicotar o jogo, incluindo o próprio presidente do Barça. Com a mudança, porém, as autoridades devem mudar de ideia e ir à partida.

O veto às bandeiras catalãs, no entanto, contava com o apoio de figurões do futebol espanhol. O presidente da LFP (Liga de Futebol Profissional), que organiza o Espanhol, por exemplo, mostrou-se a favor da atitude.

"Respeito e compreendo a decisão. Estamos falando da Copa do Rei, da Copa da Espanha, e as esteladas [nome popular da bandeira catalã] defendem a destruição da Espanha. Deste ponto de vista, faz sentido que os símbolos da destruição da Espanha não sejam permitidos", disparou.

Segundo Concepción Dancausa, delegada do Governo de Madri, a proibição das bandeiras é uma mera questão de segurança: "Elas representam o independentismo, o que pode gerar tensões", explicou, citando que a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) também proíbe o uso das esteladas em partidas sob seu mando, como na Uefa Champions League e na Liga Europa - inclusive com multas.

"A lei é clara nesse sentido. A organização da partida não pode permitir que se introduzam elementos discriminatórios, que influenciam negativamente o desenvolvimento das competições", salientou.

O presidente da Espanha, Mariano Rajoy, por sua vez, avisou que não iria se envolver no caso, já que, segundo o político, essa questão foge à sua alçada, sendo de responsabilidade da RFEF e da Uefa, além da polícia.

Vale lembrar que a final da Copa do Rei sempre conta com a presença do Rei da Espanha nas tribunas de honra. Caberá, portanto, a Filipe VI entregar o troféu.

Esta, aliás, é a segunda temporada seguida no qual há polêmica sobre separatismo na decisão do torneio mata-mata. No ano passado, a situação foi ainda pior, já que a partida foi disputada entre Barcelona e Athletic Bilbao, equipes-símbolo das regiões independentistas da Catalunha e do País Basco.

Na ocasião, o hino espanhol foi vaiado pelas duas torcidas.

"Isso teria que resultar em multa, porque ele (rei) é o símbolo que representa nossa constituição. Essas coisas só acontecem na Espanha. Quando vejo uma partida em outro país e há respeito pelo hino, sinto admiração", ressaltou.

Comentários

Barça vai à Justiça e consegue liberar bandeira da Catalunha na final da Copa do Rei

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.