Monte a tática perfeita de jogo com as diversas opções de estratégia rápida em 'NBA 2k17'

Ricardo Caetano/ESPN.com.br
Reprodução/2K Games
Em um jogo com tantas estrelas, como no caso de Warriors e Cavaliers, a estratégia pode ser o fiel da balança.
Em um jogo com tantas estrelas, como no caso de Warriors e Cavaliers, a estratégia pode ser o fiel da balança.

O basquete é um esporte dinâmico e exige de seus jogadores velocidade de raciocínio, preenchimento de espaços e um senso de urgência incessante. Assim como no jogo real, NBA 2K17 possui uma estratégia específica para cada situação em quadra. Para que o jogador possa alterar o comportamento de seu time, há as "estratégias rápidas", menus acessados pelo controle que modificam o plano de jogo de seu time.

Estas indicações estratégicas afetam principalmente os atletas manejados pela Inteligência Artificial, enquanto não estão diretamente controlados pelo jogador. Uma vez acionadas, estas estratégias rápidas permitem que os jogadores da IA estejam preparados ou executem os objetivos assim que o jogador assumir o controle de um.

Há três grupos de estratégias rápidas: para defesa, quando você não está com a bola; para o ataque, que prepara a estratégia do seu time para a próxima jogada; e as opções que agem tanto na defesa quanto no ataque.

Para acioná-las, você usa os comandos os Para Esquerda ou Para Direita no Direcional Digital. Um pequeno menu surge no canto inferior direito da tela com as opções disponíveis. Uma vez aberta, você indica a opção que desejar usar com o Analógico Direito: basta apontar na direção da estratégia desejada.

Os menus estão divididos de acordo com sua função e surgem mediante alguns parâmetros. Para navegar entre os menus use os botões R1/RB e L1/LB, que as páginas dentro do menu ou entre si. Para sair de qualquer menu, aperte Círculo/B.

As estratégias rápidas podem ser acionadas ou modificadas para trabalharem de forma simultâneas. Portanto, você monta o plano de jogo e o comportamento de seus jogadores de acordo com sua ideia de jogo. Os menus oferecem diversas possibilidades para que você tem a melhor defesa nos mais variados momentos da partida.

  • Na defesa

Menu "Half Court Set"
Comando: Para Esquerda
Quando está disponível: na defesa, sem a posse de bola
Função: oferece opções de posicionamento defensivo

2-3 Zone: dois jogadores se posicionam à frente da defesa e três guardam a área do garrafão. Ideal para deter infiltrações e quando o time adversário possui poucos especialistas em arremessos de três pontos.
3-2 Zone: três jogadores adiantam a defesa e dois guardam a área do garrafão. Boa opção para combater as jogadas de três pontos do adversário.
Man to man: aciona a marcação individual, na qual cada um de seu time fica responsável por um adversário.

Reprodução/2K Games
Na formação defensiva '3-2 Zone', três jogadores se adiantam enquanto dois ficam mais próximos à cesta.
Na formação defensiva '3-2 Zone', três jogadores se adiantam enquanto dois ficam mais próximos à cesta.

Menu "Full Court Set"
Comando: Para Esquerda > R1/RB ou L1/LB
Quando está disponível: na defesa, sem a posse de bola
Função: oferece opções de atitude defensiva

Full Court Trap: autoriza o time a pressionar o adversário por toda a quadra. Usada qual há urgência na retomada de bola. Cansa mais o time, pois há uma grande área a se marcar.
Half Court Trap: seu time aumenta o ritmo da marcação, com dois jogadores sobre quem está com a bola. Requer jogadores com bastante fôlego.
Full Court Press: autoriza o time a marcar o adversário por toda a quadra. Pode cansar mais seu time.
Half Court Press: seu time passa a pressionar o adversário na sua metade da quadra. Opção mais tradicional de defesa.

Menu "Focus On"
Comando: Para Direita
Quando está disponível: na defesa, sem a posse de bola
Função: oferece opções de posicionamento e estratégia defensiva quanto a marcação e objetivos*.

Auto: jogadores controlados pela IA tem liberdade de ação defensiva.
Straight Up: foco em não permitir os arremessos do adversário.
No Threes: estratégia para não permitir jogadas adversárias de três pontos.
Shrink the Floor: diminuir os espaços que o adversário tem para fazer suas jogadas, mantendo uma marcação próxima.
Stay Home: aumenta a proteção em seu garrafão e aro.
Focus on Stars: o time aumenta a atenção para confrontar sobre os melhores jogadores do adversário.
Switch Everything: há uma troca constante de marcação entre seus jogadores.
Junk: faz com seu time aumenta a garra em quadra e gaste mais o fôlego para evitar as jogadas do outro time.

* A terceira página faz com que surja um segundo menu, com os nomes dos adversários. Aponte para um dos nomes para que haja uma marcação especial nesta escolha.

Menu "Agression"
Comando: Para Direita > R1/RB ou L1/LB
Quando está disponível: na defesa, sem a posse de bola
Função: oferece opções específicas para o comportamento dos jogadores, para que sejam mais pacientes ou agressivos no contato com os adversários.

Reprodução/2K Games
Aumente a carga defensiva no menu 'Agression' para um jogo mais físico.
Aumente a carga defensiva no menu 'Agression' para um jogo mais físico.

Conservative Def.: seu time atua de maneira mais conservadora, evitando o contato e faltas.
Physical Def.: opção que aumenta a carga defensiva, principalmente com uma ação mais corpo-a-corpo.
Neutral Def.: opção para um comportamento equilibrado.

  • Defesa e ataque

Menu "Rebounds"
Comando: Para Direita
Quando está disponível: na defesa, sem a posse de bola ou no ataque, com a bola
Função: oferece opções específicas para os rebotes, sejam eles ofensivos ou defensivos

Na defesa, as opções são:

Run in Transition: assim que recuperar a bola, o time sai em um contra-ataque rápido.
Crash Def. Glass: o foco é recuperar com maior número de jogadores possível.
Some Crash, Some Run: parte do time assegura a posse da bola na luta pelo rebote, enquanto seus companheiros avançam para o ataque.

Reprodução/2K Games
As opções do menu 'Rebounds' servem para aumentar ou diminuir as ações durante o rebote.
As opções do menu 'Rebounds' servem para aumentar ou diminuir as ações durante o rebote.

No ataque, as opções são:

Limit Transition: o time tenta a recuperação e se mantém o máximo possível no ataque.
Crash Def. Glass: durante o rebote, voltar para a defesa é prioridade.
Some Crash, Some Get Back: parte do time tenta asseguras a posse da bola na luta pelo rebote, enquanto seus companheiros voltam para defesa.

Menu "Tempo"
Comando: Para Direita > R1/RB ou L1/LB
Quando está disponível: na defesa e no ataque
Função: oferece opções quanto a velocidade de ação do time.

Walk it Up: o time executa as jogadas de maneira mais cadenciada, passo a passo.
Push the Pace: os jogadores aumentam a velocidade do ataque.
Average: estilo neutro quanto ao ritmo.

Reprodução/2K Games
Atrás do placar? Aumente a velocidade de seu time no menu 'Tempo'.
Atrás do placar? Aumente a velocidade de seu time no menu 'Tempo'.
  • No ataque

 

Menu "Freelance Style"
Comando: Para Esquerda
Quando está disponível: no ataque, com a posse de bola
Função: oferece opções de comportamento ofensivo

Space the floor: espalha o time pela quadra, dando igual espaço de movimentação para todos.
Motion cuts: os jogadores e movimentam a ponto de cortar as rotas e confundir a marcação.
Scoring actions: voltado para estimular jogadas individuais que resultem em pontos.

Menu "Freelance Set"
Comando: Para Esquerda (R1/RB ou L1/LB para troca de página)
Quando está disponível: com a posse de bola
Função: oferece opções de posições e ações ofensivas de se time. O jogo, assim como o esporte, possui diversas jogadas que formam o playbook do time, seu conjunto personalizado de jogadas. Portanto, cada time monta seu conjunto como achar melhor ou como se encaixar de maneira satisfatória de acordo com as características de seus jogadores. Confira a seguir as principais jogadas de NBA 2K17, algumas das opções mais comuns que você pode encontrar nos playbooks de cada equipe.

Default: estratégia escolhida pelo técnico antes do jogo, que serve como ponto de partida ou escolha padrão do time.
3-Out 2 In: três jogadores se posicionam fora e dois dentro da linha de três pontos.

Reprodução/2K Games
Na formação ofensiva '3-Out 2 In', três jogadores ficam na linha de três pontos e dois próximos ao garrafão.
Na formação ofensiva '3-Out 2 In', três jogadores ficam na linha de três pontos e dois próximos ao garrafão.


2-3 Zone: dois jogadores se posicionam fora e três dentro da linha de três pontos.
2 Man Action: opção que prioriza troca de passes e lance entre dois jogadores. Os demais puxam a marcação para longe dos protagonistas.
3-Out Fist: três jogadores abrem espaço e formam um "cordão" à frente de quem está com a bola para abrir espaço para o lance.
3-2 Zone: três jogadores se posicionam fora e dois dentro da linha de três pontos.
4-Out 1-In: quatro jogadores se posicionam fora e um dentro da linha de três pontos, geralmente o pivô;
7 seconds: opção para a execução de uma jogada rápida, quando faltam poucos segundos para o arremesso.
Eighty: estratégia que faz referência a década de 80, quando as jogadas de três pontos não eram muito usadas; aqui os jogadores buscam os lances de dois pontos de média distância e próximos à cesta;
Dribble Drive Motion: jogadores executam dribles e fazem movimentações para abrir espaços em quadra até que um companheiro fique livre para o arremesso.
Corner: jogadas pelos lados são priorizadas, com um jogador em cada lado do fundo da quadra.
Flex: movimentação e jogadas até que haja condições para o arremesso na área do lance livre.
Pace: o jogador com a bola chama a marcação e a tenção para si e passa a bola quando houver um companheiro livre.
Flow: jogada feita pelas laterais por meio de infiltrações. O jogador com a bola finaliza ou passa a bola para quem está no garrafão ou na linha de três pontos para o arremesso.
1-4 Offense: o armador fina na entrada da linha de três pontos, enquanto os demais formam uma linha de quatro jogadores à sua frente, dando a opção para receber a bola e partir para infiltração. A linha também pode abrir espaço para o armador fazer a infiltração.
Doug Moe Passing Game: jogada que leva o nome de seu criador, no qual os jogadores fazem passes muito rápidos, enquanto mudam constantemente de posição no ataque.
Slice: um jogador fica na entrada do garrafão, enquanto dois jogadores, em ambos os lados circulam até que haja uma oportunidade de infiltração ou arremesso de três.

Princeton Chin: a partir do armador, dois jogadores se posicionam para receber a bola. Quem recebe, age como pivô e espera a passagem tanto do armador quanto do outro que está na jogada. Um dos dois recebe a bola para executar o lance.

5-Out: jogadores se posicional ao longo da linha de três pontos. Formação para jogadas de três pontos, desde que executado de maneira rápida.

Reprodução/2K Games
Já na formação ofensiva '5-Out', todos os jogadores de seu time se alinham ao longo da linha de três pontos.
Já na formação ofensiva '5-Out', todos os jogadores de seu time se alinham ao longo da linha de três pontos.

Princeton Low: o armador inicia a jogada pela esquerda na linha de três, com dois companheiros que recebem a bola. O primeiro companheiro recebe, passa e se movimenta para o outro lado da quadra. O próximo jogador, o terceiro, aguarda o pivô se posiciona no garrafão e passa a bola. O pivô devolve a bola ao terceiro que arremessa.
Swing: quatro ficam ao longo da linha de três e um infiltrado. A medida que há uma troca de passes, um da linha troca de lugar com o infiltrado. Uma vez que haja chance, o infiltrado recebe a bola e arremessa.
Hawk Set: dois jogadores se posicionam próximo a cesta, um na área de lance livre, outro na entrada do garrafão e o armador fora do lance. Aquele que está no lance livre trabalha como pivô, quanto o armador e aquele que está na entrada do garrafão trocam passes até a cesta.
Triangle: jogada com participação do Pivô, que fica no garrafão, um ala no fundo e o armador na lateral a princípio. Os três tocam passe até que um possa fazer a infiltração. Os outros dois também podem fazer a triangulação, desde que acionados pelo pivô.
Floppy Set: duas duplas se formam e posicionam a esquerda e direita, sendo que um fica próximo à linha da lateral e outro infiltrado. Com a movimentação do armador no centro, as duplas alternam seu posicionamento. Uma vez que o armador se aproxime de uma das duplas, há uma triangulação. Se o armador recebe a bola de volta, pode interagir com a outra dupla.
Horns Set: dois jogadores se posicionam no fundo da quadra e dois ficam ao lado do garrafão. O armador começa a jogada e passa para um dos dois que estão no garrafão, que segura a bola enquanto aquele do fundo de quadra se movimenta para receber a bola. Caso a jogada seja finalizada, a formação deve ser reiniciada.

Menu "Inbounding"
Comando: Para esquerda
Quando está disponível: na reposição de bola
Função: oferece opções de reposição de bola e posicionamento no ataque. Assim como o menu "Freelance Set", o "Inbounding" faz parte do playbook do time e cada equipe possui o seu. Confira algumas das principais jogadas.

Reprodução/2K Games
Aperte L1/LB ou R1/RB para alterar as páginas os menus diferentes.
Aperte L1/LB ou R1/RB para alterar as páginas os menus diferentes.

Quick ".2" side 2 up "2": um jogador se aproxima de quem recebe a bola, quanto dois ficam mais adiantados.
Cut ".2" side 23 alley: os recebedores se agrupam no garrafão e ficam longe de quem fará a reposição.
Quick ".2" side 13 up "3": um jogador se aproxima do recebedor; após o início, um jogador fica na entrada do garrafão e três se posicionam próximo ao aro.
Quick side hammer "3": jogada ofensiva, que coloca três jogadores avançados próximos ao garrafão.
Quick side 3 up "2": três jogadores se posicionam na zona de três pontos e dois vão para infiltração.
Punch side 14: os recebedores se espalham pela quadra no ataque.
Quick side protect: companheiros se posicionam para facilitar o passe para um jogador na lateral.

Menu "Focus"
Comando: Para Direita > R1/RB ou L1/LB
Quando está disponível: no ataque, com a posse da bola
Função: oferece opções de mentalidade ofensiva e execução de jogadas por parte dos jogadores

Share the Ball: o time foca na troca de passes.
Pick and Roll: aciona a jogada de mesmo nome, no qual um jogador bloqueia um adversário e se desmarca para receber a bola.
Get Shooters Open: faz com seu time procure sair da marcação e fique libre para receber e arremessar a bola.
Two Man: aciona jogadas em dois jogadores, como troca de passes e ponte-aéreas.

Menu "Play Through"
Comando: Para Direita > R1/RB ou L1/LB
Quando está disponível: no ataque, com a posse da bola
Função: oferece opções para a concentração das jogadas ofensivas em determinado jogador de seu time. A bola sempre passará ou será finalizada, preferencialmente, pela escolha.

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No menu 'Play Through', você centraliza a ações de seu time em um jogador, geralmente o mais habilidoso.
No menu 'Play Through', você centraliza a ações de seu time em um jogador, geralmente o mais habilidoso.

Os canais ESPN transmitem a grande final da temporada 16/17 da NBA entre Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors. O jogo "1" da melhor de sete acontece quinta-feira, 01 de junho ao vivo, às 22:00 (horário de Brasília).

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