Após comentários homofóbicos de lenda do tênis, nome de quadra do Australian Open pode mudar

ESPN.com.br
Getty
Margaret Court venceu 11 vezes o Australian Open
Margaret Court venceu 11 vezes o Australian Open

Em meio ao torneio de Roland Garros, um grande movimento tomou conta do mundo do tênis. Seu objetivo envolve uma das principais quadras de outro Grand Slam, o Australian Open.

Tudo começou após Margaret Court, uma das maiores jogadoras de tênis da história, escrever uma carta aberta (publicada na última quinta) dizendo que não mais utilizaria a companhia aérea Qantas, pois esta apoia o casamento gay.

Nesta quarta-feira, a vencedora de 24 Grand Slams, que hoje é pastora evangélica, deu uma entrevista à rádio "Vision Christian" dizendo que o tênis feminino está "cheio de lésbicas".

"Estamos aqui para ajudá-las a superar isso. Não somos contra as pessoas", disse ela logo antes de comparar crianças transgêneras com o que Hitler fez: "Isso é tudo (obra) do demônio".

Segundo Court, na sua época "só existiam poucas delas (gays). Mas essas poucas levaram as mais jovens à festas e outros eventos (...) e você sabe que o que você tem no topo é o que você vai ter em todo o esporte".

Pelas Quadras destaca vibração de Murray em vitória e evolução de seu jogo no saibro

As declarações causaram grande revolta no mundo do tênis. Martina Navratilova e Billie Jean King, duas das maiores jogadoras da história e declaradamente gays, encabeçam o movimento para que o nome da quadra Melbourne Park, que se chama Margaret Court Arena, seja alterado.



"Talvez seja hora de mudar o nome da Margaret Court Arena então... e acho que a Margaret vai usar um barco na sua próxima viagem", declarou Navratilova em seu twitter, com tom irônico.

"Eu não vejo porque alguém tem problema com duas pessoas que se amam se casando", disse o número um do tênis masculino, Andy Murray, durante o torneio de Roland Garros.

Atletas australianas bem como entidades esportivas do país também se opuseram à Court. "Suas visões pessoais não se alinham com a valores de igualdade, inclusão e diversidade do tênis australiano", declarou a Federação.

Os comentários preconceituosos da ex-tenista acontecem enquanto a Austrália debate a legalização do casamento do mesmo sexo. Grandes empresas como Airbnb e a Ben And Jerry's também já se pronunciaram publicamente a favor da proposta.

As declarações homofóbicas se juntam a um cada vez maior número de frases no mínimo polêmicas por parte de Court, que já disse, por exemplo, que teria vencido Wimbledon o dobro de vezes se tivesse encontrato Deus mais cedo em sua vida.

Comentários

Após comentários homofóbicos de lenda do tênis, nome de quadra do Australian Open pode mudar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.