Navratilova sobre lenda do tênis: 'Racista e homofóbica'

ESPN.com.br
Getty
Navratilova segura o troféu do Australian Open, torneio que conquistou três vezes; ela tem 18 Grand Slams na carreira
Navratilova segura o troféu do Australian Open, torneio que conquistou três vezes; ela tem 18 Grand Slams na carreira

O mundo do tênis se revolta contra as recentes declarações da lenda do esporte, Margaret Court.



Primeiro, a ex-tenista disse que não voaria mais com a companhia aérea Qantas, por essa apoiar o casamento gay. Depois, disse que o circuito feminino é "cheio de lésbicas".

Após liderar o movimento para que a quadra do Australian Open (nomeada em homenagem à Court) seja alterado, a também ex-tenista Martina Navratilova escreveu uma carta aberta criticando fortemente Margaret.

Seu extenso texto, publicado nesta quinta-feira no jornal The Sydney Morning Herald, é endereçado não à então jogadora, mas sim a própria Margaret Court Arena.

Nadal na resenha, Wawrinka ouvindo música e meninas se divertindo; veja bastidores de Roland Garros

De início, Navratilova explica as razões do inesperado destinatário: nomes de locais que homenageam atletas não o fazem "apenas pelo que eles fizeram em quadra (...) mas também por quem eles são como seres humanos".

Nesta quarta, o ESPN.com.br publicou uma matéria explicando e contextualizando o caso. Confira!

"Está claro agora", continua, "quem é Court: uma jogadora incrível, mas uma racista e uma homofóbica". Navratilova, declaradamente gay, sofre com as ofensas vindas de Margaret desde antes de 1990.

Meligeni, direto de Paris, avalia primeira vitória de Thiago Monteiro e projeta duelo com Monfils

Aos 60 anos, ela é contundente em sua carta: "Não é só uma opinião. Ela está tentando impedir que o povo LGBT consiga direitos iguais (Court: nós também somos seres humanos)."

Finalmente, Navratilova aproveita para propor que o novo nome da quadra seja dado em homenagem a outra importante tenista australiana: "Eu acho que Evonne Goolagong Arena soa melhor. Agora temos uma pessoa que podemos celebrar. Em todos os aspectos."

Comentários

Navratilova sobre lenda do tênis: 'Racista e homofóbica'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.