Mulher vai apitar partida internacional de rugby masculino pela primeira vez na história

espnW.com.br

Joy Neville vai apitar Noruega x Dinamarca, na segunda divisão da Europa
Joy Neville vai apitar Noruega x Dinamarca, na segunda divisão da Europa Getty

Pela primeira vez na história, uma mulher vai apitar uma partida internacional de rugby masculino. A informação foi confirmada nessa terça-feira pela Rugby Europe, a entidade que comanda o esporte na Europa. E logo de cara, serão duas: a espanhola Alhambra Nievas e a irlandesa Joy Neville estrearão como árbitras na segunda divisão do rugby europeu.


Alhambra Nievas estará em campo para comandar Finlândia x Noruega, no dia 14 de outubro, em Helsinque. No ano passado, recebeu o prêmio de melhor árbitra de 2016 pela World Rugby, entidade máxima do rugby mundial.

Ex-jogadora, defendeu a seleção espanhola por 11 anos. Entre seus destaques como árbitra, estão a final feminina dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, entre Austrália e Nova Zelândia, e a semifinal da Copa do Mundo feminina em agosto, entre Estados Unidos e Nova Zelândia.

Alhambra Nievas estará em campo para comandar Finlândia x Noruega
Alhambra Nievas estará em campo para comandar Finlândia x Noruega Getty

Joy Neville também fará história quando entrar em campo dias depois, em 28 de outubro, para apitar Noruega x Dinamarca. Assim como sua colega, ela jogou rugby por 11 anos, pela seleção irlandesa, e se aposentou em 2013.

Em outubro do ano passado, se tornou a primeira mulher a trabalhar como árbitra assistente em um jogo masculino na Europa. E Neville apitou a decisão da Copa do Mundo feminina em agosto, entre Nova Zelândia e Inglaterra.


“Joy vem provando dia após dia sua habilidade como árbitra. Ela tem capacidade e muita empatia por parte dos jogadores. Essa combinação, somada à ética, a credenciou para essa nova conquistar em sua carreira”, disse David McHugh, gerente de desempenho de arbitragem da federação irlandesa.

Patrick Robin, chefe de arbitragem da Rugby Europe, também se pronunciou. “É muito importante que a entidade permita que mulheres possam apitar em partidas oficiais masculinas internacionais, e não só em amistosos. Isso pode abrir porta para outros órgãos internacionais, outros esportes e contribuir para o desenvolvimento da arbitragem feminina.”

Comentários

Mulher vai apitar partida internacional de rugby masculino pela primeira vez na história

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.