Nadal desiludido, Gasol e Guardiola indignados: astros do esporte falam sobre caos na Catalunha

ESPN.com.br

Xavi: 'É inadmissível que, em um país democrático, as pessoas não possam votar'

No último domingo, confrontos entre policiais e votantes deixou mais de 800 feridos na Catalunha, durante o referendo que questionou se a população local queria que a região autônoma declarasse independência da Espanha. 

As cenas lamentáveis vistas durante todo o dia, com muito sangue derramado pelas ruas, revoltou diversos grandes nomes do esporte espanhol e catalão, que deram sua opinião sobre o caos vivido no domingo.

O ala-pivô Pau Gasol, do San Antonio Spurs, por exemplo, criticou a violência empregada pela Guarda Civil espanhola, que foi enviada pelo Governo central para tentar impedir a votação de acontecer.

Madri declarou ilegal e fez de tudo para impedi-lo. Com isso, só 2,2 milhões  de pessoas votaram - 42,3% dos eleitores aptos.

"A essa ponto tivemos que chegar? Era mesmo necessária essa violência?", reclamou Gasol, em seu Twitter.

Já o pivô Marc Gasol, irmão de Pau e jogador do Memphis Grizzlies, também usou as redes sociais para dar seu apoio aos catalães.

"O senso comum e a humanidade devem sempre ficar acima de tudo. Não podem te tratar de maneira violenta por manifestar sua vontade de maneira pacífica", escreveu. 

Piqué se emociona, chora por violência policial e cogita deixar seleção: 'Se sou um problema'

Direto da Inglaterra, o técnico do Manchester City, Josep Guardiola, também falou sobre o caso. Ele disse que participou da votação por e-mail e manifestou sua indignação com a violência policial.

"Sinto muita tristeza. Atacaram mais de 800 pessoas que iam votar. A que ponto chegamos? As pessoas não estavam atacando um banco, estavam indo votar!", disparou.

"Dizem que foram os manifestantes que atacaram os policiais. Atacaram com o que? Com votos? Quebraram os dedos da mão de uma jovem simplesmente por ir votar. Aqueles que dizem que fazemos parte da Espanha nos atacaram", completou. 

Valverde: 'O clube decidiu ter uma atitude excepcional frente a uma situação excepcional'

"Pep" ainda disparou mais críticas contra o presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, que em nenhum momento mostrou-se arrependido de ter dado ordens à polícia de atacar os manifestantes e também não falou sobre feridos em sua coletiva sobre o referendo.

"Estou indignado que ele sequer mencionou os feridos. Ele tem que aceitar as perguntas, pois teoricamente é presidente de todos os espanhóis e não pode se esconder. Votar é um direito, e o Governo perde a razão por ter usado a força", finalizou Guardiola.

O tenista Rafael Nadal, mesmo nascido nas Ilhas Baleares (que não fazem parte da Catalunha), apoiou os votantes e se disse "desiludido" com as tristes cenas vistas no último domingo. 

Veja o clima na Catalunha que colocou o jogo do Barcelona em risco; cidadãos gritam: 'Imprensa espanhola, manipuladora'

"Vejo tudo isso com preocupação e tristeza. Ver a sociedade em geral, não só a catalã, tão radicalizada me surpreende e às vezes me deixa desiludido", afirmou.

"Me dá vontade de chorar quando vejo um país em que os povos sempre souberam conviver entre si, que sempre foi um bom exemplo para o mundo, chegar a uma situação como a de ontem. Creio que transmitimos uma imagem extremamente negativa", acrescentou.

Nadal também pediu que os conflitos sejam resolvidos na base do diálogo. 

Fila para pedir dinheiro de volta, estádio vazio e mais; Tato Sales traz notícias direto do Camp Nou

"A única maneira é conversar, que todas as partes envolvidas nesse conflito conversem entre si para tentar chegar a um acordo ou ao menos a um princípio de acordo, para que a gente siga convivendo em paz pelo resto da vida", finalizou.

Presidente do Barça comenta decisão de jogar sem torcida, adesão à greve geral e se solidariza a vítimas

Comentários

Nadal desiludido, Gasol e Guardiola indignados: astros do esporte falam sobre caos na Catalunha

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.