Búlgaro, ídolo do Barcelona dispara contra governo da Espanha: 'É uma vergonha total. Estão onde merecem, separados do mundo'

ESPN.com.br
Stoichkov com a taça da Copa dos Campeões de 1992
Stoichkov com a taça da Copa dos Campeões de 1992 Barcelona

Um dos grandes ídolos do Barcelona e maestro do Dream Team de Johan Cruyff, Hristo Stoichkov não poupou críticas à atuação do governo espanhol no último domingo durante o referendo pela independência da Catalunha.

Além da votação, os cidadãos foram às ruas tentar garantir que os colégios eleitorais não fossem fechados pelas Polícia e Guarda nacional, mas os confrontos nas ruas catalãs deixaram centenas de feridos e outros tantos detidos.

Da emoção de Piqué à saída do Barça da LaLiga: como o impasse sobre a independência da Catalunha afeta o esporte

Por isso, o ex-jogador búlgaro atacou o atual governo, principalmente Soraya Sáenz de Santamaría, ministra da Presidência e para Administrações Territorais do premier Mariano Rajoy.

"Seu avô, franquista. Seu pai, franquista. Ela, franquista também. E seu filho... É ela que demanda as coisas que temos que fazer? Por favor, demitam-na. Não pode mandar a polícia bater em gente inocente. Governo da Espanha, você é uma vergonha total. Por isso vocês estarão onde merecem, separados do mundo", disparou Stoichkov em entrevista no canal Univisión Deportes.

Presidente do Barça comenta decisão de jogar sem torcida, adesão à greve geral e se solidariza a vítimas

O canhoto lembrou que na final da Copa da Campeões (atual Uefa Champions League) de 1992 contra a Sampdoria no estádio Wembley, em Londres, comemorou o título levando uma bandeira da Catalunha ao gramado.

"No ano de 1992 sai com uma bandeira independentista ao campo de Wembley. Quando este governo que está agora nem sabia o que era essa bandeira. Cedo ou tarde será o que tem que ser, mas não desta maneira", sentenciou o craque.

Stoichkov com a bandeira separatista da Catalunha após a final em 1992
Stoichkov com a bandeira separatista da Catalunha após a final em 1992 Reprodução

No referendo, 90% votaram 'sim' para a independência catalã sobre a Espanha.

Comentários

Búlgaro, ídolo do Barcelona dispara contra governo da Espanha: 'É uma vergonha total. Estão onde merecem, separados do mundo'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.