Ela venceu tumor e agora é a fotógrafa favorita de astros da NBA

espnW.com.br

Cassy Athena e James Harden, ala-armador do Houston Rockets
Cassy Athena e James Harden, ala-armador do Houston Rockets Arquivo pessoal

São dela os cliques de várias fotos de astros da NBA estampadas nas redes sociais. Hoje, Cassy Athena tem passe livre na liga profissional masculina de basquete dos Estados Unidos, a principal da modalidade no mundo. Mas demorou dois ou três anos para ela construir um relacionamento, ser levada a sério e ganhar a confiança dos atletas. A ironia é que, na verdade, era para ela ser ‘uma deles’: ela jogava basquete, mas parou quando descobriu um tumor no cérebro, em 2009.

Desde jovem, Athena já tinha paixão por desenhar, pintar e tirar fotos. Mas também tinha uma queda forte por esportes. Com 1,82m de altura, começou a jogar vôlei e basquete. E então, veio o diagnóstico. Apesar de não ser cancerígeno, o tumor estava localizado na região do cérebro que nos dá equilíbrio, e foi necessária cirurgia imediata para removê-lo.

A jovem aspirante à jogadora da WNBA – a liga feminina de basquete dos EUA – teve seu cabelo raspado e passou a conviver com uma placa de metal que a deixou sem andar por quase três meses. Sem poder seguir no esporte, enxergou uma nova perspectiva de vida. Athena se formou em Arte na Califórnia e começou sua carreira como coordenadora de efeitos visuais em filmes e programas de televisão.

Já tinha intimidade com as câmeras desde criança, fotografando colegas enquanto eles jogavam na escola, porque seu pai gostava de tirar foto por hobby. E foi a universidade que uniu de vez suas paixões. “Tentei trabalhar com moda. Mas logo vi que não era para mim arrumar cenários, iluminação e esperar artistas se maquiarem. E então, um dos meus professores me deu a ideia de trabalhar com fotografia e esporte.”

Cassy Athena jogava basquete, mas parou por conta de um tumor no cérebro
Cassy Athena jogava basquete, mas parou por conta de um tumor no cérebro Arquivo pessoal

E em 2011, Athena ‘voltou às quadras’. Como se diz, ela ‘meteu as caras’. “Descobri sobre a Drew League (liga semiprofissional de basquete de Los Angeles, disputada no verão, na Inter temporada da NBA) e ouvi dizer que eles não tinham fotógrafo. Apareci nos jogos em um fim de semana, fiz umas imagens e mandei a eles pelo Twitter. Eles me contrataram imediatamente.”

Alguns jogadores como James Harden ainda não tinham explodido no cenário internacional, mas já se tornaram seus ‘clientes’. Muitos começaram a postar suas fotos nas redes sociais. Isso quando ela mesma ainda achava que muitas de suas imagens eram ruins. Mas os jogadores gostavam. E tudo nasceu daí.

Athena conseguiu capturar um momento raro de Russell Westbrook, do Oklahoma
Athena conseguiu capturar um momento raro de Russell Westbrook, do Oklahoma Arquivo pessoal

Depois de ouvir, muitas vezes, perguntas como ‘o que estava fazendo ali, tirando fotos de homens, em um ambiente predominantemente masculino, Cassy Athena respondeu ‘em quadra’, se tornando especialista em utilizar luz natural e capturar momentos espontâneos. “No começo, meus pais diziam que eu precisava de um emprego que me desse mais segurança. Agora, estou apresentando meu pai ao Steph Curry. Às vezes, precisamos arriscar para termos recompensa.”

Athena vai a treinos e eventos dos astros da NBA convidada por eles mesmos. A época mais movimentada do ano é no verão, quando ela tem acesso total aos jogadores. Há poucos meses, teve um jogo particular com vários atletas da NBA, como Carmelo Anthony, LeBron James e Kyrie Irving. Não era permitido câmeras. Mas eles pediram que ela fosse. No dia seguinte, recebeu ligação do empresário de um dos atletas, pedindo que ela passasse a fotografar seu cliente.

Steph e sua esposa Ayesha Curry, durante o 2016 NBA All-Star Weekend
Steph e sua esposa Ayesha Curry, durante o 2016 NBA All-Star Weekend Arquivo pessoal

Sua foto preferida é uma de Steph Curry, tirada durante o NBA All-Star weekend de 2016, quando ela, o armador e sua esposa desceram de um helicóptero para entrar em um carro. No meio do ano, Cassy Athena começou a fazer retratos dos jogadores da liga norte-americana de basquete, conseguindo clicar até mesmo aqueles que não gostam de posar para câmeras, como Russel Westbrook. Em dois meses, já fotografou entre 150 e 200 nomes de peso.

Comentários

Ela venceu tumor e agora é a fotógrafa favorita de astros da NBA

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.