Ginasta mais velha a disputar Olimpíada, uzbeque de 42 anos leva ouro em etapa da Copa do Mundo

espnW.com.br

Oksana Chusovitina tem 42 anos e foi campeã no salto na Copa do Mundo da Alemanha
Oksana Chusovitina tem 42 anos e foi campeã no salto na Copa do Mundo da Alemanha Getty

Nome lendário na ginástica, Oksana Chusovitina fez história novamente nesse sábado. Aos 42 anos, a uzbeque conquistou medalha de ouro no salto na etapa de Cottubus (ALE) da Copa do Mundo, com média de 14,283 em dois saltos realizados e mostrou que ainda pode competir em alto nível, que sabe nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Chusovitina é a única ginasta da história a participar de sete Olimpíadas – um feito impressionante em um esporte de pouca longevidade, que exige tanto do corpo. Ela conquistou ouro por equipes em Barcelona-1992 e prata no salto em Pequim-2008.

No entanto, nenhuma das medalhas foi pelo Uzbequistão. Ela começou sua carreira na extinta União Soviética, aos oito anos, e o primeiro pódio foi pela Equipe Unificada. Em 2002, seu filho, Alisher, foi diagnosticado com leucemia, e Oksana passou a defender a Alemanha, em troca de tratamento médico para ele. Foram dois anos defendendo os alemães, quando terminou em segundo na China, antes de ela voltar a competir por seu país.

A prata no salto em Cottubus ficou com a russa Lillia Akhaimova, e o bronze foi para Tjasa Kysselef, da Eslovênia. O Brasil optou por não ter representantes nesta etapa da Copa do Mundo.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, Oksana Chusovitina estava com 41 anos e se tornou a ginasta mais velha a disputar uma Olimpíada.

Comentários

Ginasta mais velha a disputar Olimpíada, uzbeque de 42 anos leva ouro em etapa da Copa do Mundo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.