Por que o ESPN FC 100 é um ranking tão diferente, amado e odiado?

Gabriele Marcotti, para o ESPNFC.com*
[]

A gênese do ESPN FC 100 está no reconhecimento de especialistas e na tentativa de comparar bananas com bananas de uma maneira que os outros não fazem. A verdade é que o futebol está mais centrado nos atacantes, nos que fazem gols e nos jogadores que estão na grande área. Os prêmios e classificações do futebol vão na mesma linha.

Não conseguimos evitar. Somos obcecados pelos caras que marcam os gols e com os caras que fazem os passes para gol. É algo primitivo e vivemos em um mundo em que os destaques são voltados para esse lado. Se a cabeçada do zagueiro na linha do gol ou a bola dividida do meio-campista não são material de consumo, que dirá um cara bloqueando um passe ou fazendo um recuo inteligente?

É por isso que 12 dos 23 homens na lista dos Jogadores do Ano da Fifa (ou “The Best”, "Os Melhores", como são agora chamados) são atacantes que fazem muitos gols. Adivinha quem mais aparece em excesso. Sim, goleiros: há três deles. E provavelmente não é coincidência que esta seja uma posição que também atrai destaque e compartilhamentos nas redes sociais.

É por isso que fazemos diferente. Dividimos os jogadores em categorias que refletem não só posições básicas - lateral-direito, lateral-esquerdo, etc -, mas também aquilo que fazem no campo. N'Golo Kante e Kevin De Bruyne são dois meio-campistas, mas aquilo que fazem e a maneira como cumprem seu papel são muito diferentes. É um exercício impreciso; essa é a natureza do jogo.

Nem todas as posições têm igual influência em todos os clubes, mas o objetivo principal do ESPN FC 100 era considerar que times bem-sucedidos são, essencialmente, máquinas e, assim, as grandes engrenagens, as peças menores e a graxa que mantém tudo funcionando merecem, todas elas, serem reconhecidas.

Com certeza, você vai discordar e contestar algumas das categorias e alguns jogadores. Tudo bem. É o que acontece quando se tem 22 caras ocupando um único campo e considerando a natureza dinâmica e multifacetada do jogo. Os técnicos fazem alterações e ajustes, e os melhores jogadores aparentemente são capazes de se adaptar a tudo que é pedido.

[]

Diferentemente de outros esportes, muito poucas situações se repetem várias vezes, e assim também é com as reações dos jogadores. Isso faz parte do encanto.

Fizemos nossa pesquisa a mais ampla possível dentro da família ESPN, aproveitando repórteres, analistas, ex-jogadores, editores e produtores. Visitamos pessoas em seis continentes diferentes, dentre as quais aquelas que apresentam conteúdos regularmente. Algumas assistem a duas dúzias de jogos por semana, outras assistem menos, mas o amor pelo jogo é uma constante em todos.

O que descobrimos? Os jogadores de clubes maiores são mais amados. As reputações continuam mesmo depois que o desempenho cai e, no entanto, o fato de que quase um terço dos homens de nossa lista (inclusive técnicos) não estava lá no ano passado é testemunho da capacidade de renovação ano após ano que este jogo tem.

Como eu disse, há muita coisa para se discordar, desde as próprias categorias até as classificações em cada uma. E é esse o ponto, de certa forma. Tendo passado duas décadas fazendo reportagens sobre o esporte e lidando com olheiros, técnicos e jogadores, eu garanto que se você olhar para os 10 melhores técnicos do mundo (estejam eles na sua lista dos 10 melhores ou não) e pedir que classifiquem os melhores do esporte, você vai ver que eles discordam entre si, também.

E essa é outra grande moral da história. O jogo é global e nossa classificação, também. Mas isso também significa que temos abrangência, mas nem tanta profundidade. Times maiores em ligas maiores têm maior exposição e, se por um lado, há jogadores geniais fora das grandes ligas, estes não recebem toda a atenção que merecem. Isso é fato.

Leia. Fique bravo e nos xingue, se quiser. Mas por favor, no meio do caminho, lembre-se de alguns dos talentos desta lista e, talvez, reserve um momento para agradecer pelo que o futebol e os jogadores que o jogam trazem para sua vida.

O ESPN FC 100 é, acima de tudo, uma celebração desses caras. Não só as estrelas das capas, mas aqueles outros que ralam para torná-los famosos.

E quando estiver celebrando, sinta-se à vontade para dizer-nos o que acha. A gente aguenta.

Comentários

Por que o ESPN FC 100 é um ranking tão diferente, amado e odiado?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.