Hope Solo anuncia que vai concorrer à presidência da Federação de Futebol dos EUA

espnW.com.br

Goleira Hope Solo vai se candidatar à presidência da U.S. Soccer
Goleira Hope Solo vai se candidatar à presidência da U.S. Soccer Getty

Mais uma mulher vai se candidatar à presidência da U.S. Soccer, a Federação de Futebol dos Estados Unidos. Antes, Kathy Carter - que tem anos de experiência em marketing esportivo - era a única em meio a oito candidatos. Agora, Hope Solo anunciou que vai concorrer à eleição de fevereiro. 

Em longo texto publicado em seu Facebook nesta sexta-feira, relembrou sua história no futebol, afirmando que conhece muito bem o 'sistema'. 

"Aos 12 anos, já estava na seleção sub-14. Joguei em todas as categorias. Foram 23 anos trabalhando com a U.S. Soccer. Vivi e respirei o sistema. Os problemas começam ainda na base. Alguns dos melhores clubes cobram dos jogadores de 3 a 5 mil dólares por temporada. Vi muitos precisarem desistir dos seus sonhos. A questão é: por que uma organização sem fins lucrativos, que tem milhões de dólares à sua disposição, não torna o esporte mais amado do mundo acessível a todos? Para onde vai o dinheiro?"

[]

Em meio a críticas à federação, destacou suas principais propostas.

"Saber como ganhar, criando uma cultura vencedora; igualdade de gênero, brigando por salários equivalentes para as seleções masculina e feminina; lutar pela inclusão de mulheres em toda a hierarquia executiva e organizacional da U.S. Soccer; centros de desenvolvimento para as categorias de base; e transparência de governança organizacional, operacional e financeira."

A maior goleira da história do País disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e depois foi suspensa pela entidade por seis meses por má conduta, mas negou sua aposentadoria em agosto e disse que pretendia jogar no Mundial da França-2019. No entanto, parece ter mudado de ideia para 'jogar' fora dos gramados. Apesar da surpresa candidatura, ela contou que tem viajado pelo mundo para aprender.

"A hora da conversar acabou. Tenho viajado internacionalmente e conversado sobre muitos desses problemas. Eu me encontrei com associações e sindicatos de jogadores de futebol e com dirigentes para discutir liderança e a importância do esporte no mundo. É da responsabilidade de quem está em posições de liderança mudar as políticas e executar as ações necessárias."

Os outros sete concorrentes, além de Kathy Carter, são os advogados Steven Gans e Michael Winograd; três ex-jogadores da seleção dos EUA, Eric Wynalda, Paul Caligiuri e Kyle Martino; o vice-presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos, Carlos Cordeiro; e o empresário Paul Lapointe. Para efetivarem suas candidaturas, todos precisam ter, até o dia 12 de dezembro, ao menos três indicações do atual conselho.

Comentários

Hope Solo anuncia que vai concorrer à presidência da Federação de Futebol dos EUA

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.