A Copa é do Rey de Copas: Independiente segura Flamengo no Maracanã e conquista a Sul-Americana

ESPN.com.br
Jogadores do Independiente comemoram o título da Copa Sul-Americana de 2017
Jogadores do Independiente comemoram o título da Copa Sul-Americana de 2017 Getty

A taça é do Rey de Copas. De novo.

O Flamengo até fez uma grande partida nesta quarta-feira no Maracanã, mas não conseguiu mais do que um empate por 1 a 1 com o Independiente, que, dessa forma, ficou com o título da Copa Sul-Americana. Os argentinos tinham vencido o duelo de ida em casa por 2 a 1.

 


Os cariocas contaram com grande atuação de Lucas Paquetá, que abriu o placar, e iam criando diversas oportunidades. Ainda assim, viram o adversário, que pouco fazia, empatar com um gol de pênalti convertido por Barco, que já está certo com o Atlanta United e fez sua última partida pela equipe. Na segunda etapa, os brasileiros foram para cima, mas viram o adversário conseguir neutralizar e manter a igualdade até o fim.

O título representa o segundo do time de Avellaneda na competição – também havia vencido em 2010. O clube, que é o maior ganhador da Libertadores com sete troféus, agora iguala o Boca, como os únicos que conquistaram a Sul-Americana duas vezes.


Além disso, a equipe argentina sagra-se campeã no Maracanã pela segunda vez. Em 1995, bateu o próprio Flamengo na decisão da extinta Supercopa da Libertadores. Os rubro-negros, por sinal, seguem sem vencer uma competição continental desde a Copa Mercosul de 1999. O time fez sua primeira decisão na Sul-Americana, torneio que existe desde 2002.

Considerado um dos principais elencos do Brasil em 2017, o Flamengo fecha a temporada com o título do Campeonato Carioca e uma vaga na Libertadores de 2018, assegurada pelo Brasileirão.

Rueda, Diego, gestão desastrosa e fragilidade internacional; Mauro analisa queda do Fla diante do Independiente
  • Flamengo domina, mas sofre empate no fim 

Os mandantes começaram a partida em um ritmo acelerado, descendo ao ataque com velocidade e, assim, conseguiam levar perigo à meta adversária com frequência. A melhor chance no início do jogo veio aos 13min, quando Éverton recebeu ótimo passe de Felipe Vizeu e, de frente para o gol, chutou em cima do goleiro Campaña, perdendo ótima chance. Aos 25min, Diego arriscou de dentro da área, e Amorebieta apareceu no meio do caminho para cortar.

O jogo chamava um gol, e ele veio ainda na primeira etapa. Aos 29min, Diego fez o levantamento em falta da intermediária, Juan escorou e Réver desviou para o meio. A bola seguiu viva, e Lucas Paquetá, da pequena área, completou para o fundo da meta.

O técnico Ariel Holan ainda sofreu com outro problema aos 33min, já que precisou trocar Benítez, com um problema físico, por Albertengo.

A partida era toda do Flamengo, mas um lance isolado tirou a vantagem dos cariocas. Meza foi lançado na área, acabou derrubado por Cuéllar e o árbitro colombiano Wilmar Roldán assinalou o polêmico pênalti, que foi confirmado após consulta ao VAR. Barco foi para a cobrança e deixou tudo igual aos 39min.

Arnaldo Ribeiro reprova 'alteração precoce' de Rueda: 'Desestruturou o time do Flamengo'
  • Fla vai para cima, Juan salva, mas o título é do Independiente

Na volta para a etapa final, o Flamengo continuou indo ao ataque. Paquetá quase marcou aos 2min, quando deu grande arrancada, fugiu da falta e finalizou caído no chão, parando no goleiro. E, aos 10min, Reinaldo Rueda resolveu aumentar ainda mais a ofensividade ao colocar Vinícius Júnior na vaga de Trauco.

Apesar disso, a equipe argentina teria uma excelente chance e só não viraria graças à genialidade de uma lenda. Gigliotti aproveitou-se de um erro de Réver, ganhou na corrida de Cuéllar e tocou por cima de César. Barco estava impedido e não foi à bola, que ia em direção ao alvo. Antes que ela cruzasse a linha, no entanto, Juan fez um corte espetacular, mandando para escanteio.

Independiente ironiza foguetório: 'As partidas se ganham no campo'

Os rubro-negros assustariam com cabeceios de Vinícius Júnior (sobre o alvo) e Willian Arão (à direita), mas os argentinos conseguiam ficar mais tempo com a bola, mantendo a vantagem enquanto o tempo passava. Aos 29min, houve um susto enorme depois que César caiu de cabeça no chão após trombar com Réver. Felizmente, o goleiro logo se recuperou e seguiu na partida.

A equipe da casa até foi para cima em busca de levar a decisão à prorrogação, mas ganhar títulos é a especialidade do Independiente, que conseguiu administrar a vantagem. Nos acréscimos, Réver até teve uma última grande oportunidade para o Flamengo. Em uma sobra de bola na área, o zagueiro mandou por cima do alvo.

O Rey de Copas manda na América. Também na Sul-Americana.

Responsabilidade de Rueda e alteração precipitada; Gian Oddi analisa Flamengo x Independiente

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 X 1 INDEPENDIENTE-ARG

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de dezembro de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman (Colômbia) e Cristian de la Cruz (Colômbia)
Cartões amarelos: Everton, Vinicius Júnior e Juan (Flamengo); Albertengo, Meza e Campaña (Independiente)

GOLS: FLAMENGO: Lucas Paquetá, aos 29 minutos do primeiro tempo
INDEPENDIENTE: Barco, aos 39 minutos do primeiro tempo

FLAMENGO: César; Pará, Juan, Réver e Miguel Trauco (Vinicius Júnior); Gustavo Cuéllar (Éverton Ribeiro), Willian Arão, Diego e Everton; Lucas Paquetá (Lincoln) e Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda

INDEPENDIENTE: Campaña; Bustos(Gaston Silva), Alan Franco, Amorebieta e Tagliafico; Diego Rodríguez e Max Meza (Sanchez Mino); Ezequiel Barco, Benitez (Albertengo) e Gigliotti. Técnico: Ariel Holan

Comentários

A Copa é do Rey de Copas: Independiente segura Flamengo no Maracanã e conquista a Sul-Americana

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.