Quem é freguês de quem; os números dos confrontos dos grandes na era Premier League

ESPN.com.br
Jogadores de Arsenal e Chelsea no último confronto entre eles na Premier League
Jogadores de Arsenal e Chelsea no último confronto entre eles na Premier League GettyImages

Na Premier League, apenas duas vitórias separam Arsenal e Chelsea, rivais desta quarta-feira, em jogo com transmissão exclusiva da ESPN Brasil, a partir das 17h30 (de Brasília). O que mostra que, se não é exatamente equilibrado, o clássico londrino está bem próximo de ser. Via de regra, na Inglaterra é assim.

Ao menos nos jogos que envolvem Arsenal, Chelsea, Manchester United e Liverpool, os quatro grandes ingleses e clubes presentes em todas as edições da Premier League, isto é, desde 1992/93.

Voltemos aos rivais a 22ª rodada do Inglês. Arsenal e Chelsea já se encontraram 51 vezes desde 1992/93. Foram 19 triunfos dos Gunners contra 17 dos Blues, além de 15 empates.

Em termos de gols, a vantagem é do time de Stamford Bridge: 68 gols contra 64.

Nos confrontos contra Liverpool e United, o Arsenal leva desvantagem. Tem 15 triunfos contra 19 do Reds, além de 18 empates. Já contra os Red Devils tem 13 vitórias e 23 derrotas, além de 15 igualdades - é a maior desigualdade. 

Para o Chelsea o equilíbrio existe nos duelos com o Liverpool, 19 vitórias para cada lado e 13 empates. Contra o United, os Blues têm 18 triunfos, 14 derrotas e 19 empates.

No mundo dos "Big Four" da Inglaterra, o desequilíbrio está no clássico entre United e Liverpool. São 27 vitórias dos Red Devils contra 13 dos Reds, além de 11 empates.

PONTO FORA DA CURVA

O Manchester City não disputou a Premier League em cinco edições, mas é inegável que tornou-se uma das forças da competição. Tanto que ganhou cinco edições, é o detentor do título e lidera a competição de forma invicta.

Mas os confrontos dos Citizens contra os quatro grandes está bem distante de apresentar equilíbrio. A explicação mais razoável para isso é que eles tornaram-se um uma potência no país a partir de 2011.

O City tem apenas oito triunfos contra o Arsenal, que foi vencedor em 23 duelos, além de dez empates. Contra o Chelsea, venceu dez vezes, empatou sete e perdeu 24.

Frente ao Liverpool foram só oito triunfos, 18 derrotas e 15 empates.

No clássico de Manchester a situação é pior ainda: 13 vitórias, 20 derrotas e oito empates.

CLASSIFICAÇÃO

Se nos clássicos o Arsenal leva a melhor, na classificação da Premier League deste ano o Chelsea está melhor. Tem 45 pontos e está na terceira colocação. Os Gunners têm 38 e estão em sexto.

A liderança é do Manchester City, com 62 pontos em 22 jogos (ainda está invicto).

O United tem 47 e é o segundo colocado, enquanto o Liverpool tem 44 e é o quarto.

Comentários

Quem é freguês de quem; os números dos confrontos dos grandes na era Premier League

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.