Valores ou dinheiro? Norwich desiste de patrocínio e pede desculpas aos torcedores
Será difícil fazer a conta fechar. É sempre difícil para um clube que faz boas campanhas na segunda divisão, mas que normalmente sofre com o rótulo de clube que bate e volta para a Championship. Talvez a fórmula para subir já seja bem conhecida e a equação passe por dar espaço a jovens jogadores, investir no desenvolvimento deles, subir com eles e fazer caixa com alguns deles. Tem sido assim e, de novo, foi assim com o Norwich, que acaba de vender o argentino Emiliano Buendia ao Aston Villa. O problema é que sem ele o plano de permanência na Premier League fica mais distante.
Os Canários conseguiram mais uma promoção à elite. O time treinado por Daniel Farke tem clara ideia de jogo definida. O time prefere ter a bola no chão e atua exercendo forte pressão no adversário para recuperar a posse novamente. O Norwich endurece contra quase todos os oponentes. Há duas temporadas, quando a equipe de novo subiu e caiu, conseguiu ganhar do campeão Manchester City no Carrow Road.
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Além do campo e da bola, o Norwich é um daqueles famosos clubes de comunidade. Os torcedores locais não abrem mão de torcer pelo clube de sua região e alimentam, mesmo estando em divisões diferentes, a rivalidade com o Ipswich. O derby de East Anglian é considerado um dos mais disputados de toda a Inglaterra. É preciso compreender que a rivalidade sai, e muito, dos limites do campo. A rixa é entre o condado de Norfolk e os vizinhos de Suffolk. Os clássicos entre eles servem para que um vizinho ouça o outro gritar bem alto que eles são o "Orgulho de Anglia". A região respira a cultura do futebol local.
Se o Norwich é odiado pelos vizinhos de Ipswich, quase dá para afirmar que Delia Smith é amada por algumas gerações de britânicos. Delia é conhecida em todo o Reino Unido por ser uma cozinheira de muita qualidade, uma referência. Por muitos anos ela invadiu os lares de muitas gerações com programas de culinária. Ela é um daqueles casos raros de unanimidade. A projeção é tanta que o álbum Let It Bleed, dos Rolling Stones, tem na capa um bolo feito por Delia Smith e ela, entre um bolo e outro, é a proprietária do Norwich City Football Club.
Os desafios de uma nova temporada são muitos, e o clube traçou como prioridade a permanência da dupla Stuart Webber-Daniel Farke. Webber é o diretor de futebol e Farke, o treinador. Seria ótimo se eles pudessem contar com todo o elenco e se pudessem oferecer reforços, mas o dinheiro nunca sobrou e o clube sabe que a imensa maioria de sua torcida está compreendida nos limites do condado. Como crescer?
Pensando em atingir o mercado asiático, uma empresa de apostas chegou ao Norwich com uma proposta financeira. O clube receberia uma boa quantia em dinheiro e exibiria a marca da empresa na camisa nos jogos da Premier League. Acordo feito. Os apaixonados torcedores começaram a investigar quem era aquele parceiro e nem precisaram ir muito longe para perceber que a empresa tinha anúncios que sugeriam mulheres em situação de exploração sexual.
A direção do Norwich tentou dialogar com a empresa, mas percebeu que não valeria a pena ter o dinheiro no cofre e a decepção de seu torcedor. O acordo foi desfeito, e o clube soltou nota em seu site oficial pedindo desculpas aos seus torcedores.
Os torcedores sabem que o clube vai precisar de dinheiro e torcem para que uma nova marca tenha interesse na camisa amarela dos Canários, mas dá para dizer que eles comemoram a compreensão de que o dinheiro é bom, mas não pode comprar valores.
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