Tite não convoca volante que também pode jogar pela Itália, e Edu diz que atleta irá decidir seleção que quer defender

ESPN.com.br
Edu diz que conversou com volante brasileiro que pode escolher defender Itália: 'Deixei ele à vontade'

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira 25 jogadores para os amistosos do Brasil contra Japão e Inglaterra. Esperava-se que ele desse uma chance ao volante Jorginho, um dos grandes destaques do Napoli, líder do Campeonato Italiano, mas o meio-campista não foi relacionado pelo treinador.

Com isso, o atleta, que tem passaporte italiano e pode defender a Azzurra (inclusive já disputou um amistoso pela equipe no ano passado), deve optar de vez por defender a Itália ao invés do Brasil, já que tem chance maior de disputar uma Copa do Mundo com a camisa azul do que com a verde e amarela. 

Em coletiva, o diretor da seleção brasileira, Edu Gaspar, revelou que conversou "pessoalmente" com Jorginho e explicou as posições de Tite, mas deixou nas mãos do atleta a decisão "delicada" sobre qual seleção irá defender.

Gaspar ainda disse que o meio-campista seguirá sendo observado pela comissão técnica do Brasil, e que está "tranquilo" pelo fato de Jorginho saber o que Tite pensa sobre ele. No entanto, não garantiu que o nome do jogador aparecerá em futuras convocações até a Copa, já que no momento o meio brasileiro está consolidado com Casemiro, Paulinho e Renato Augusto, com Fernandinho sendo um "12º jogador".

"Conversei pessoalmente com Jorginho após uma reunião com a comissão sobre o interesse e a observação ao atleta. Eu fiz questão de ligar e deixei ele à vontade de tomar a decisão, que é delicada e importante para a carreira do atleta, mas deixei ele saber a verdade", disse Edu. 

'A lista tem um objetivo: oportunidade'; veja convocação de Tite para amistosos da seleção em novembro

"Ele está, sim, ainda sendo observado, o Sylvinho acompanhou os jogos dele na Itália. Nós conversamos bastante sobre ele, características, função que poderia jogar. E o futuro vamos esperar as decisões. O que nos dá tranquilidade é que o atleta sabe o que estamos pensando", completou.

Jorginho, de 25 anos, nasceu em Imbituba-SC, mas se mudou ainda criança para a Itália. Ele começou jogando no Verona e desde 2014 defende o Napoli, time do qual é titular e com o qual conquistou uma Copa da Itália e uma Supercopa Italiana. 

Como tem nacionalidade italiana, ele foi chamado em 2012 pela primeira vez para a Azzurra sub-21. Já em 2016, foi convocado pelo técnico Antonio Conte para a seleção principal, e chegou a entrar em campo em amistoso contra a Espanha. No entanto, acabou não sendo incluído na lista final da Eurocopa da França. 

Jorginho em ação pela Itália em amistoso contra a Espanha, em 2016
Jorginho em ação pela Itália em amistoso contra a Espanha, em 2016 Claudio Villa/Getty Images

Como não jogou partidas oficiais pela Itália, o volante ainda pode defender o Brasil, segundo as regras da Fifa. A opção sobre qual camisa irá vestir está agora em suas mãos, e ainda não se sabe qual será a escolha do catarinense.

Para o meio-campo, Tite convocou nesta sexta os seguintes atletas: Casemiro (Real Madrid), Diego (Flamengo), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Fenerbahce), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea).

Comentários

Tite não convoca volante que também pode jogar pela Itália, e Edu diz que atleta irá decidir seleção que quer defender

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.