China tem 13 cidades interessadas em receber Copa do Mundo, e candidatura para 2030 não está descartada

ESPN.com.br
Seleção sub-20 da China: plano de desenvolvimento do futebol passa por receber a Copa
Seleção sub-20 da China: plano de desenvolvimento do futebol passa por receber a Copa Getty

A candidatura conjunta de Argentina, Paraguai e Uruguai para receber a Copa do Mundo de 2030 pode ter um concorrente de peso: a China.

De acordo com o jornal Global Times, o país mais populoso do planeta já possui 13 cidades interessadas em receber jogos de uma possível Copa, um dos planos do atual governo local, que colocou o futebol como projeto nacional.

Os municípios pertencem a uma lista de 20 grandes urbes da China que publicaram planos locais de desenvolvimento do futebol, a maioria delas interessadas em ter jogos internacionais de alto nível para promover o esporte entre seus cidadãos.

MC Di Marinho: destaque do Vitória em 2016 'vira rapper' na China; ouça!

"A China já tem cidades com tradição futebolística, como Pequim e Xangai, mas agora outras regiões como as províncias de Jiangsu e Zhejiang estão se desenvolvendo para conseguir que seus clubes cheguem à primeira divisão graças ao crescimento econômico", afirmou Wang Dazhao, comentarista de futebol.

Nesse plano federal aprovado em 2015, a China pretende receber uma Copa do Mundo e estar na elite mundial do futebol até o meio deste século.

No entanto, uma trava da Fifa impede o país de tentar sediar o Mundial em 2030 - afinal, o Catar (da mesma confederação) terá o evento em 2022, e uma nova candidatura de um país asiático só seria possível após duas edições, ou seja, para 2034.

Derrotado por time de Cannavaro, Guangzhou levanta a taça de campeão chinês, e Felipão leva banho de cerveja

Há movimentações na entidade máxima do futebol, porém, para que esse embargo caia de oito para quatro anos, o que permitiria à China se candidatar para receber a Copa de 2030, ano do centenário do torneio.

Comentários

China tem 13 cidades interessadas em receber Copa do Mundo, e candidatura para 2030 não está descartada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.