No Maracanã, Fla tenta se vingar do Independiente após 22 anos e alcançar feito que apenas Botafogo tem

Rafael Valente, para o ESPN.com.br
Romário em ação pelo Flamengo na final contra o Independiente, em 1995
Romário em ação pelo Flamengo na final contra o Independiente, em 1995 GettyImages

Na busca pelo inédito título da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, o Flamengo tem a chance de fazer valer a máxima "matar dois coelhos com uma só cajadada". Se for campeão, se vingará do Independiente, da Argentina, após 22 anos de espera e também igualará um feito que apenas o Botafogo conseguiu no Maracanã. 


O desejo de vingança tem a ver justamente com uma final continental. Em 1995, o Flamengo decidiu a extinta Supercopa da Libertadores contra o Independiente e o jogo final foi no mesmo palco desta noite. A equipe rubro-negra era favorita porque tinha um elenco turbinado, com Romário e Sávio. Deveria ter também Edmundo no "ataque dos sonhos", mas pouco antes da decisão emprestou o artilheiro ao Corinthians por conta de uma briga entre ele e a diretoria do futebol. 

Apesar de o torneio entre os campeões da Copa Libertadores não ter muito prestígio, o Flamengo valorizou a disputa porque buscava uma taça desesperadamente. Era o ano do centenário e o time havia apenas vencido apenas a Taça Guanabara (o primeiro turno do Estadual do Rio), que não tinha tanto peso.

Para chegar à final, eliminou Vélez Sarsfield (Argentina), Nacional (Uruguai) e Cruzeiro, com seis vitórias em seis confrontos. O Independiente passou por Santos, Atlético Nacional (Colômbia) e River Plate (Argentina), mas sem ser tão brilhante. Venceu um jogo, empatou quatro e perdeu um. 

Os jogos da decisão foram realizados em 29 de novembro e 6 de dezembro de 1995. O primeiro confronto foi em Avellaneda, vencido pelo time argentino por 2 a 0. Uma semana depois o duelo ocorreu no Rio de Janeiro, com o Maracanã como palco. A equipe rubro-negra até venceu, mas somente por 1 a 0 e perdeu a taça.

Romário foi autor do gol da vitória, aproveitando um rebote em chute de Sávio, mas acabou assistindo a festa dos argentinos no Rio de Janeiro. 

Foi também uma noite trágica. Uma mulher morreu pisoteada na entrada do Maracanã, devido a aglomeração de milhares de pessoas em volta dos portões. O marido dela tentou ajudá-la, acabou pisoteado, mas, por sorte, não morreu. Naquele dia foram 89.356 pagantes, mas a Suderj informou que houve mais 20 mil não pagantes.

Há 22 anos a torcida rubro-negra viu a primeira e única final entre Flamengo e Independiente - até hoje!

Sálvio revela como foi teste de árbitro de vídeo antes da final da Sul-Americana
  • Campeão sul-americano no Maracanã

O estádio mais famoso do Brasil já foi palco até de títulos mundiais de clubes, com o Santos derrotando o Milan (Itália), em 1963, e o Corinthians superando o Vasco nos pênaltis, em 2000, mas, em 67 anos de vida, apenas uma vez uma equipe carioca venceu um título sul-americano em seu solo. Foi o Botafogo em 1993.

Naquele ano, o time da Estrela Solitária decidiu a extinta Copa Conmebol contra o Peñarol, do Uruguai. Em 22 de setembro, no primeiro jogo da decisão, no Centenário, em Montevidéu, o duelo terminou empatado por 1 a 1. Na volta, em 30 de setembro, houve empate por 2 a 2 e o Botafogo foi campeão nos pênaltis (3 a 1).

Dois times tiveram a chance de erguer uma taça continental no Maracanã. Como já citado, o Flamengo perdeu a decisão da Supercopa da Libertadores de 1995. Depois dele o Fluminense foi superado pela LDU (Equador) na finalíssima da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009.

Jogadores da LDU erguem a taça da Libertadores, no Maracanã
Jogadores da LDU erguem a taça da Libertadores, no Maracanã GettyImages

Em 2008, o time tricolor venceu no tempo normal por 3 a 1, mas como havia sido derrotado por 4 a 2, em Quito, a definição foi para os pênaltis. Acabou derrotado por 3 a 1. Em 2009, triunfou por 3 a 0, mas o placar foi insuficiente porque perdera anteriormente por 5 a 1.

A título de esclarecimento, a reportagem considerou apenas quando o jogo do título foi no Maracanã. Assim não fazem parte da relação o Santos campeão da Libertadores de 1963 (o primeiro jogo foi no Rio, mas o segundo foi na Bombonera). Nem o Flamengo vencedor do torneio em 1981 (o primeiro jogo foi na casa carioca, mas a taça foi obtida somente no terceiro jogo contra o Cobreloa, em Montevidéu).

Rueda não confirma time para enfrentar o Independiente, mas revela que Éverton já está recuperado: '500%'
  • Todas as conquistas no Maracanã

A reportagem fez um levantamento de todos os títulos oficiais decididos no Maracanã, isto é, com a partida que determinou o campeão ocorrendo no estádio. Não foram considerados decisões do Campeonato Carioca nem torneios extra-oficiais, como a Copa Rio e a Copa Rivadavia, ou competições entre seleções.

Taça Brasil: Santos/1962, Santos/1964, Santos/1965 e Palmeiras/1967

Torneio Roberto Gomes Pedrosa: Santos/1968 e Fluminense/1970

Campeonato Brasileiro: Atlético-MG/1971, Vasco/1974, Flamengo/1980, Flamengo/1983, Fluminense/1984, Coritiba/1985, Flamengo/1987*,  Flamengo/1992, Vasco/1997, Vasco/2000** e Flamengo/2009

Copa do Brasil: Grêmio/1997, Juventude/1999, Santo André/2004 e Flamengo/2006

Torneio Rio-São Paulo***: Portuguesa/1952, Corinthians/1953, Fluminense/1960, Flamengo/1961, Botafogo/1962, Santos/1963, Santos/1997, Botafogo/1998

Copa Libertadores: LDU/2008

Copa Sul-Americana: LDU/2009

Copa Conmebol: Botafogo/1993 

Supercopa da Libertadores: Independiente/1995

Mundial de Clubes: Santos/1963, Corinthians/2000

*Copa União
**Copa João Havelange
***Não foram considerados os títulos divididos de 1964 (Botafogo e Santos) e 1966 (Botafogo, Corinthians, Santos e Vasco)

  • Ficha técnica

FLAMENGO X INDEPENDIENTE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de dezembro de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman (Colômbia) e Cristian de la Cruz (Colômbia)

FLAMENGO: Cesar; Pará, Juan, Réver e Miguel Trauco; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego e Everton Ribeiro; Lucas Paquetá (Everton) e Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda

INDEPENDIENTE: Martín Campaña; Fabricio Bustos, Alan Franco, Fernando Amorebieta (Martín Benítez), Gastón Silva e Nicolás Tagliafico; Diego Rodríguez e Juan Sánchez Miño; Maximiliano Meza, Ezequiel Barco e Emmanuel Gigliotti. Técnico: Ariel Holan

Comentários

No Maracanã, Fla tenta se vingar do Independiente após 22 anos e alcançar feito que apenas Botafogo tem

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.