Espanha x Catalunha: compare como poderiam ficar as seleções com separação

Igor Resende, do ESPN.com.br
Piqué em ação pela seleção da Espanha
Piqué em ação pela seleção da Espanha Getty Images

Espanha e Catalunha vivem dias de apreensão. Um polêmico referendo neste domingo terminou com 90% de aprovação para a independência catalã, que poderia até ser concretizada nos próximos dias – o presidente catalão Carles Puigdemont até já avisou que dará sequência aos procedimentos necessários para isso.

A discussão toda, claro, é totalmente política e deve continuar nos próximos dias. Mas como fica o esporte nisso tudo?

O ESPN.com.br já mostrou, por exemplo, que o Barcelona pode ficar sem um campeonato para jogar nas próximas temporadas.

Mas e em relação às seleções? A Espanha perderia muito? A Catalunha poderia fazer frente aos gigantes do futebol mundial?


Essas perguntas, claro, não chegam a ter uma resposta exata. Até porque os jogadores elegíveis para a ‘troca de seleções’ não seriam obrigados a fazer isso.

De qualquer forma, o ESPN.com.br analisou como essas seleções ficariam caso a Catalunha pudesse contar com a força máxima – ou seja: caso todos os catalães resolvessem jogar pelo novo país.

Da emoção de Piqué à saída do Barça da LaLiga: como o impasse sobre a independência da Catalunha afeta o esporte

A Espanha perderia três titulares absolutos e ainda um reserva muito importante. Já os catalães até formariam um time bom no papel, mas sofreriam principalmente para formar um ataque confiável.

Os espanhóis veriam a saída do zagueiro Piqué, do lateral-esquerdo Alba e do volante Busquets do time titular. Perderiam também Cèsc Fábregas, peça importantíssima do banco de reservas.

Presidente do Barça comenta decisão de jogar sem torcida, adesão à greve geral e se solidariza a vítimas

Em compensação, teriam reposição à altura (ou quase isso) para todos eles.

[]

Já a Catalunha contaria com um bom sistema defensivo, com todos esses nomes já ditos e ainda com os reforços de Bellerín (Arsenal), Bartra (Borussia Dortmund) e Sergi Roberto (Barcelona).

Na frente, porém, o time parece bem menos confiável, formado por Deulofeu (que voltou  ao Barcelona, mas ainda é criticado), Bojan (promessa do Barça que não deu muito certo em nenhum dos times que passou e hoje defende o Alavés) e Baldé (que até fez boa temporada pela Lazio, mas agora está no banco do Monaco).

O gol também poderia ser problema, com Kiko Casilla (reserva do Real Madrid) e Joel Masip (ex-reserva do Barcelona e agora titular do Valladolid) como grandes opções.

[]

O maior dos problemas, porém, seria poder montar um banco de reservas confiável. As opções mais conhecidas seriam os laterais Aleix Vidal (Barcelona) e Martín Montoya(Valencia) , os zagueiros Marc Muniesa (Girona) e Andreu Fontàs (Celta), os meio-campistas Sergi Samper (Las Palmas), Víctor Sánchez (Espanyol) e Isaac Cuenca (Hapoel Be'er Sheva) e os atacantes Cristian Tello (Betis), Sergio García (Espanyol), Gerard Moreno (Espanyol) e Álvaro Vázquez (Espanyol).

Comentários

Espanha x Catalunha: compare como poderiam ficar as seleções com separação

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.