O time que pode ser campeão tendo o mesmo técnico há 78 meses; compare com os grandes

Igor Resende, do ESPN.com.br
Tencati já está no comando do Londrina há seis anos e meio
Tencati já está no comando do Londrina há seis anos e meio Gazeta Press

21 de abril de 2011. O Londrina, então na segunda divisão estadual e fora de qualquer campeonato nacional, anuncia Cláudio Tencati como treinador.

4 de outubro de 2017. Seis anos e meio depois, o mesmo Tencati segue firme no comando do Londrina e manda o seu time a campo em busca de um título: faz a final da Primeira Liga às 21h45 (horário de Brasileira) desta quarta-feira diante do Atlético-MG.

Isso mesmo: Cláudio Tencati completou incríveis seis anos e meio no comando da equipe. Sem ser demitido!

A marca é simplesmente impressionante. Rival na decisão da Primeira Liga, o Atlético-MG teve nove treinadores neste mesmo espaço de tempo – três só em 2017.

Entre os 12 grandes, a média é de quase 10 treinadores deste abril de 2011. O Vasco teve 14.

Tencati, claro, fez por merecer a manutenção.

ESPN FC: Blogueiro do Atlético-MG cita motivos para clube ter um final de temporada digno

Neste período, levou o Londrina à primeira divisão estadual e chegou até a ser campeão paranaense em 2014. E não só classificou o time para disputar torneios nacionais como o colocou na Série B do Brasileirão, a um passo da elite – no ano passado, ficou a apenas 3 pontos do acesso.

De qualquer forma, ele mesmo se surpreende com a longevidade. Até porque ele assumiu o time apenas com o objetivo de terminar aquele ano de 2011.

“Em um primeiro contato com o Sergio Malucelli, quando me ofereceu a vaga de treinador do profissional, porque eu estava no sub-20, tinha a proposta de fazer a segunda divisão (do Paranaense) e depois voltar ao sub-20. Depois de ser campeão da segunda divisão e levar o time para a primeira divisão é que houve a concretização da ideia de permanecer na equipe profissional. Houve uma parceria muito forte e começaram a vir os créditos”, disse Tencati em entrevista ao Globoesporte.com no ano passado, pouco antes de completar 200 jogos a frente do time.

Com tubarão dançando ao som de Shakira, Londrina zoa Cruzeiro após classificação nos pênaltis

Para ser campeão nacional, porém, o Londrina de Tencati terá uma pedreira pela frente. O Atlético-MG vem em baixa no ano, mas vê o título do torneio como forma de levantar a moral da equipe. Por isso, o técnico Oswaldo Oliveira vai com força total para o jogo. Ele só não poderá contar com o zagueiro Leonardo Silva, que sentiu dores na coxa esquerda, após o jogo contra o Atlético-PR, e já retornou a Belo Horizonte para tratamento.

O Londrina, porém, conta com o fator casa. Com campanha melhor na competição, o time paranaense mandará a partida no Estádio do Café, ao lado de sua torcida.

Vale lembrar que essa é a única 'vantagem' na decisão. Em caso de empate, o campeão será conhecido nos pênaltis.

FICHA TÉCNICA
LONDRINA X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data: 4 de outubro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Carlos Berckenbrok (SC) e Rafael da Silva Alves (RS)

LONDRINA: César; Lucas Ramon, Dirceu, Edson Silva e Ayrton; Romulo, Jumar e Jardel; Artur, Carlos Henrique e Negueba. Técnico: Cláudio Tencati

ATLÉTICO-MG: Victor, Alex Silva, Gabriel, Felipe Santana, Fábio Santos, Adilson, Elias, Cazares, Robinho, Valdívia, Fred. Técnico: Oswaldo Oliveira.

Comentários

O time que pode ser campeão tendo o mesmo técnico há 78 meses; compare com os grandes

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.