Finalista de torneio de 'Dota 2', Rayuur reclama de falta de consideração do Experience League

Daniela Rigon/ESPN.com.br

Equipe de Rayuur competiu pela tag da TShow na última Brasil Game Cup
Equipe de Rayuur competiu pela tag da TShow na última Brasil Game Cup TShow

Nesta semana, mais um evento com torneio presencial de Dota 2 foi acusado de não se preocupar com o bem estar dos jogadores que disputarão sua final. Em seu Facebook, Gabriel "Rayuur" Pinheiro publicou um texto reclamando sobre as passagens disponibilizadas e custeadas pelo Experience League aos times finalistas.

Segundo o jogador, boa parte de sua equipe recebeu uma passagem para viajar na madrugada do mesmo dia da grande final. "Chegando em Vitória, ninguém vai estar descansado, e às 17h é a Bo5 [melhor de 5]. Ou seja, devemos ter que ir pro evento algumas horas antes pra arrumar os periféricos, etc, e se a Bo5 render, vai acabar bem tarde", afirma.

Rayuur complementa a reclamação com o fato de que um jogador da outra equipe finalista, a Stars, terá que ir embora às 5h da manhã do dia seguinte. "Isso mesmo, o cara não vai poder nem dormir direito, pois tem que chegar com antecedência no aeroporto", diz. "Outros [jogadores devem ir embora] entre 9 e 12 da manhã, os mais sortudos vão às 18h da noite, podendo assim aproveitar um pouco mais do evento e do local. Ainda não saíram minhas passagens, mas devo ter que chegar no aeroporto de madrugada e possivelmente ir embora a noite (se der sorte)".

Em conversa com o ESPN Esports Brasil, Rayuur também confirmou que a escolha da passagem foi feita pelo Experience League "sem aviso, sem nada, apenas compraram as passagens no dia do jogo, e a volta no dia seguinte". Segundo ele, como os dois times finalistas são amigos, conversaram entre si e ambos os managers entraram em contato com a organização do campeonato para questionar o caso, quando receberam a resposta de que não havia nada a ser feito e de que isso era uma das condições para manter a alta premiação de R$ 10 mil para o primeiro lugar e R$ 5 mil para o segundo.

Entretanto, o jogador contesta a ideia: "se é pra deixar os jogadores em stress e cansados, por que não reduzir a premiação e dar mais conforto pras equipes e ter uma final de nível alto?"

Para Rayuur, a solução seria realocar a passagem dos jogadores para chegar um dia antes do evento (dia 2/11) e ir embora no dia 4 ou 5/11. "É a única solução", afirma. "Ou então adiar um dia de campeonato e realocar as passagens paro dia 5, mas acredito que essa segunda opção seja extremamente improvável, pois além de realocar as passagens, teria que realocar a programação do evento, e isso é extremamente difícil de ser feito".

O jogador complementa para o ESPN Esports Brasil que o objetivo da reclamação é "expor a triste realidade na qual alguns campeonatos e entidades fazem com os jogadores de Dota (ou até mesmo outros jogos) e impedir que futuramente outras pessoas passem pelo quê nós passamos ou enfrentamos". 

Rayuur concorda que um campeonato presencial e custeado pela organização é sempre bom, mas que "se for ;para gerar esse tipo de stress e cansaço, seria melhor abdicar do presencial e continuar online mesmo". "Os dois times estarão sobrecarregados e estressados, sendo que é total desnecessário passar por tudo isso, esperamos conseguir resolver a situação para nós jogadores", finaliza.

Além disso, o jogador lembra que algo parecido aconteceu recentemente durante a Brasil Game Show. "Na Brasil Game Cup tivemos as passagens em cima da hora, também a critério da organização, ficamos num péssimo hostel no qual nem conseguimos dormir. Tivemos que levar as malas pro evento e de lá fomos pra um ótimo hotel que nos alocaram após a conversa da situação do ambiente que estávamos e tudo mais", conta. "Tivemos diversos problemas lá na BGC, houveram erros e acertos. Eu esperava que a Experience League fosse ser diferente e melhor, mas nem fomos pro evento ainda e já estamos passando por uma dor de cabeça incrível".

Resposta do evento

Ao ser contatada pelo ESPN Esports Brasil sobre a situação, a organizadora do Experience League, a ExSport Eventos, enviou sua resposta. Confira-a na íntegra:

"A ExSport Eventos tem como principal objetivo colocar o Espírito Santo no cenário competitivo de E-Sport do Brasil e luta bravamente por isso, há cerca de dois anos. Ao decidir realizar a Experience League, nos comprometemos a garantir passagem, hospedagem e uma das maiores premiações do Brasil na atualidade em três tipos de games, para assim virar os olhos de todos brasileiros para Espírito Santo.

A logística representa cerca de 1/3 de todo custo do evento. Temos jogadores que virão de diversos locais do país como Natal, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Londrina, e com saída de mais de 10 aeroportos diferentes. Além disso, teremos uma empresa especializada em grandes eventos para cuidar de todo o translado na cidade de Vitória.

O cenário ideal seria que todas as organizações estivessem alocadas em Gaming House, dessa forma tanto as equipes quanto os eventos teriam uma logística mais fácil, rápida e unificada. Porém, sabemos que nem todos times possuem essa realidade e por isso resolvemos garantir a passagem de qualquer jogador independente de sua localização, sem gerar nenhum custo financeiro para as organizações.

Agradecemos imensamente a todas equipes que aceitaram disputar o torneio e que, mesmo com obstáculos, estão dispostos a fazer história em terras capixabas"

Imagem de divulgação do Experience League, maior evento gamer do Espírito Santo
Imagem de divulgação do Experience League, maior evento gamer do Espírito Santo Experience League

O Experience League

O Experience League é o maior evento de games do Espírito Santo e acontece de 2 a 5 de novembro na Arena Camburi, em Vitória. A programação do evento promete mais de 25 atrações, incluindo streamers, cosplayers e YouTuber, além de mais de 30 torneios e uma showmatch com jogadores de League of Legends das equipes Red Canids e ProGaming.

A competição de Dota 2 será decidida no dia 3/11 entre as equipes Stars e Continuum, de Rayuur, que atualmente busca por uma tag pra representar lá no mesmo acordo que feito com a TShow na Brasil Game Cup. "Se isso não acontecer, será um problema", revela o jogador, "pois a Continuum não tem mais line [perdeu três jogadores] e teríamos que fazer logo, uniformes, etc. Falta pouco para o campeonato, então isso é algo que estamos correndo muitíssimo atrás".

Comentários

Finalista de torneio de 'Dota 2', Rayuur reclama de falta de consideração do Experience League

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.