Carismático e espontâneo, Zeva fala sobre sucesso na Superliga e planos para o futuro

Daniela Rigon/ESPN.com.br

Zeva narra a Brasil Premier League, transmitida pela ESPN
Zeva narra a Brasil Premier League, transmitida pela ESPN Facebook/Reprodução

Se você está acompanhando a Superliga ou faz parte de comunidades de League of Legends, com certeza já ouviu falar de Eliakim "Zeva" Coelho - ou, pelo menos, sobre a risada dele (hã hã hã!).

Um dos mais novos memes do cenário, Zeva conversou com o ESPN Esports Brasil durante a Comic Con Experience (CCXP) e falou um pouco sobre sua história no League of Legends e como está lidando com a recente fama.

"Comecei como streamer [de LoL] em 2014", relembra. "Também já fui narrador da Go4Lol, das quatro temporadas da Brasil Premier League (ESL), e fui narrando outros eventos, como a Intel Extreme Masters. [Minha entrada] No LoL foi lá atrás, em 2014".

E como surgiu a ideia de ser um narrador? Segundo Zeva, a escolha foi óbvia. "Sou muito velho para ser jogador profissional de League of Legends, sou meio 'tio'", ri, mas sem divulgar sua idade. "Então fui para a área de narração para estar envolvido no cenário competitivo".

Ser um narrador de esporte eletrônico é algo relativamente novo, e por isso nem todo mundo começa na profissão já com experiência ou cursos feitos na área. É o caso de Zeva, que, na verdade, é formado em uma área bem diferente.

"Minha formação é na área de Logística e Administração de Empresas, e não tem nada a ver [com esports]", explica. "Mas fiz fono, pois tinha um sotaque muito caipira do interior, então deu uma melhorada. O pessoal da ESL, de conteúdo, [também] me dá muitas dicas de como me posicionar em frente a câmera, de como me portar, falar e tudo mais".

Mas não é só de técnicas que é feita a narração de Zeva. Acostumada - e, quiçá, até um pouco cansada - com o formato "mais do mesmo" do CBLoL, a comunidade recebeu muito bem o modo divertido e descontraído do narrador.

Além de sua risada inconfundível, Zeva faz a alegria dos espectadores com piadas toscas, comentários sinceros e até pegadinhas - como quando ele surgiu por debaixo da mesa de narração.Para Zeva, este é o modo com o qual ele gosta de trabalhar.

"Algumas pessoas questionam se é uma risada forçada, mas quem me conhece pessoalmente sabe que sou assim mesmo, imbecil. É o normal mesmo", conta. "É assim que eu gosto de trabalhar, com entretenimento. Acredito que o esporte eletrônico não precisa ser tão sério e engessado. Claro que temos que ter o profissionalismo, temos que levar o melhor conteúdo possível com seriedade, mas não de uma maneira séria, e sim de uma maneira extrovertida para levar o entretenimento para toda galera".

Entretanto, como tudo na vida, não é possível agradar a todos, e não faltam críticas ao narrador em redes sociais. Porém, Zeva tem uma posição otimista sobre a situação. "Não ligo para as críticas de uma forma que me deixa mal, de forma alguma", afirma. "Tenho uma filosofia de vida. Acredito que tudo que acontece em nossas vidas, tudo, exatamente tudo, é para o nosso bem, é para nossa evolução".

O narrador completa: "Quando as pessoas fazem uma crítica, elas têm um ponto de vista, então recebo essa crítica e vejo em que pontos posso melhorar. [Vejo] em que pontos sou bom e posso melhorar, e os pontos que sou ruim e que preciso ficar bom. As críticas são excelentes. Adoro receber críticas, inclusive".

Sempre sorridente, Zeva também contou um pouco dos planos para o próximo ano, já que 2017 está chegando ao fim. "Para o ano que vem quero continuar forte na BPL. Existem outros campeonatos, eventos e projetos também", revela. "Para 2018, [também] pretendo voltar com as streams, mas depende de como vai estar o tempo, então não é nada garantido".

Enquanto isso, você pode acompanhar o trabalho de Zeva na Superliga. O torneio está na última rodada de sua Fase Regular, com partidas de sexta a segunda-feira. As semifinais da competição estão marcadas para 16 e 17/12, enquanto a grande final será disputada quase no Natal, em 23/12. Para saber mais, acesse o site oficial.

Comentários

Carismático e espontâneo, Zeva fala sobre sucesso na Superliga e planos para o futuro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.