Proibida de competir sem hijab, atleta do Irã vai defender os Estados Unidos

espnW.com.br

Dorsa Derakhshani vai defender a seleção de xadrez dos Estados Unidos
Dorsa Derakhshani vai defender a seleção de xadrez dos Estados Unidos Divulgação

Sete meses depois de ter sido banida pela Federação Iraniana de Xadrez, Dorsa Derakhshani acertou acordo para defender os Estados Unidos. A atleta de 19 anos foi excluída da seleção nacional de seu país por ter usado um lenço no lugar do hijab em uma competição disputada no Reino Unido em fevereiro.

Dorsa Derakhshani quebrou uma regra vigente no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979 – todas as mulheres devem usar o hijab em locais públicos. Ela alega, no entanto, que já havia competido sem a vestimenta outras vezes.

A punição foi anunciada semanas depois do torneio. Em julho, Derakhshani se mudou para os Estados Unidos, onde começou a frequentar a St Louis University e jogar pelo time da universidade. Agora, vai defender a seleção norte-americana de xadrez.

“É bom e me dá paz saber que vou jogar por um país onde sou bem-vinda e apoiada”, disse a futura dentista ao site oficial da federação dos EUA.

Derakhshani é um nome expressivo do xadrez no Irã. Seu irmão mais novo, Borna, também foi banido da seleção iraniana depois de enfrentar um adversário de Israel na mesma competição. O problema é que o Irã não reconhece Israel como país e, por isso, iranianos são proibidos de enfrentar israelenses.

Comentários

Proibida de competir sem hijab, atleta do Irã vai defender os Estados Unidos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.