Pivô de escândalos de doping no ciclismo é preso na França

ESPN.com.br com Agência EFE
Bernard Sainz durante interrogatório na Justiça francesa em junho de 2017
Bernard Sainz durante interrogatório na Justiça francesa em junho de 2017 Getty

O francês Bernard Sainz, conhecido como "doutor Mabuse", foi interrogado e preso provisoriamente por um novo caso relacionado com o doping no ciclismo amador e semiprofissional, informou nesta segunda-feira o jornal L'Équipe.

Sainz, de 74 anos, está envolvido em outra investigação devido a um programa de televisão exibido em 2016 e filmado com câmera escondida, no qual ele aparece explicando os protocolos de doping.

Relembre imagens de José Wilton Oliveira, mais conhecido como Drac

Chamado de "Mabuse" em alusão ao maquiavélico personagem popularizado pelo cineasta Fritz Lang, Sainz é suspeito de vários crimes, entre eles incitação e ajuda ao uso de substâncias proibidas no esporte e exercício ilegal da medicina.

Em setembro, ele já tinha sido condenado a uma pena de nove meses de prisão, contra a qual recorreu, e em 2014 a dois anos de prisão - com 20 meses isentos de cumprimento - por casos relacionados com doping na elite profissional no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

Em deserto nos EUA, ciclista francês grava descida alucinante durante o Rampage 2017

O falso médico, que classifica a si mesmo como homeopata e que recebia altos valores pelas fraudes, chegou a colaborar com ciclistas como o belga Frank Vandenbroucke, em cuja residência a polícia encontrou produtos dopantes no início da década de 2000, e como o francês Fabien Taillefer, detido em 2011 com outros ciclistas durante uma investigação de tráfico de corticoides e do hormônio sintético EPO.

Comentários

Pivô de escândalos de doping no ciclismo é preso na França

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.