Tetracampeão do Tour de France, Chris Froome é flagrado em exame antidoping

ESPN.com.br
Chris Froome faturou 3º título seguido e foi tetracampeão do Tour de France em 2017
Chris Froome faturou 3º título seguido e foi tetracampeão do Tour de France em 2017 ESPN

O ciclista britânico Chris Froome, tetracampeão do Tour de France, testou positivo para a substância Salbutamol, usada contra a asma, em um exame antidoping realizado durante a Volta da Espanha de 2017, competição que ele venceu, anunciou nesta quarta-feira a União Ciclística Internacional (UCI). 

A entidade informou, porém, que a natureza da substância não implica em uma suspensão provisória do ciclista de 32 anos, que disse ter apresentado “sintomas de asma agudos” na última semana da Volta da Espanha e que, por isso, sob orientação médica, aumentou o uso de Salbutamol.

“É bem conhecido que tenho asma e conheço exatamente quais são as regras”, disse o cliclista. “Uso um inalador para controlar meus sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei com certeza que serei submetido a exames todos os dias que ficar com a camisa de líder da prova”, afirmou.

“Minha asma piorou durante a Volta, assim segui a recomendação do médico de aumentar a dose de Salbutamol. Como sempre, fui cuidadoso para assegurar que não usava uma dose maior que a permitida”, acrescentou.

A quantidade de Salbutamol encontrada no organismo de Froome foi superior a 1000ng/ml, segundo a UCI. O exame em que o ciclista britânico falhou foi realizado em 7 de setembro de 2017 e ele foi notificado no dia 20. A análise da amostra B também confirmou o doping.

Chris Froome fatura 3º título seguido e é tetracampeão do Tour de France

Campeão de quatro edições do Tour de France (2013, 2015, 2016, 2017), Chris Froome, da equipe Sky, venceu neste ano a sua primeira Volta da Espanha, conquistando uma dobradinha que nenhum atleta conseguia na mesma temporada desde 1978.

O britânico já havia anunciado que disputará a próxima edição do Giro de Itália, a única grande competição que ainda não venceu.

Comentários

Tetracampeão do Tour de France, Chris Froome é flagrado em exame antidoping

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.