Hocury, técnico da Seoul Dynasty: 'As pessoas estão subestimando todas as equipes não coreanas'

Young Jae Jeon/ESPN.com
Cores e o escudo da Seoul Dynasty, equipe da Overwatch League
Cores e o escudo da Seoul Dynasty, equipe da Overwatch League Divulgação/Seoul Dynasty

No último final de semana, a Seoul Dynasty, equipe de Overwatch, anunciou seu novo treinador: Lee "Hocury" Ho-cheol, ex-técnico da GC Busan.

Hocury é uma das maiores mentes do cenário sul-coreano de Overwatch, e sua genialidade tática foi fundamental na vitória da Busan na 4º temporada da OGN APEX. De acordo com fontes da ESPN Esports, o dono da Dynasty, Kevin Chou, sugeriu a aquisição de Hocury depois que seu time, o Lunatic-Hai, perdeu duas vezes seguidas para Busan.

Hocury possui uma fala tranquila e naturalmente humilde. A primeira vez que falei com ele foi quando sua equipe teve uma varrida de “4-0” nas semifinais da temporada passada. A segunda foi logo após eles terem a vitória final. Mesmo no calor dessas conquistas monumentais, mostrou apenas um sorriso aliviado.

Eu não mudei desde então. Uma hora antes do anúncio, encontrei Hocury no lobby do hotel Incheon Paradise City, onde os fãs de Overwatch estavam concentrados. Hocury surgiu com uma camiseta preta da Dynasty com um enorme "VIP" em volta do pescoço.

"Sua roupa torna óbvio", eu disse.

Ele estava genuinamente intrigado: "Hã?"

"Muitos dos fãs aqui reconheceram de cara".

"De jeito nenhum", disse ele. "Por que alguém me reconheceria?"

Mais tarde naquele dia, centenas de fãs começaram a gritar assim que eles entraram no palco.


Se ele não tivesse recebido o chamado da Dynasty, Hocury não teria se juntado à Overwatch League. Não por falta de convites, no entanto. Várias outras equipes da nova liga o queriam, incluindo a London Spitfire, que assinou o elenco que jogou pela GC Busan (exceto Moon "Ariel" Ji-seok). Mas Hocury declinou todos eles. Para o treinador, construir sua segunda geração da GC Busan desde o início foi mais atraente.

Antes disso, Hocury passou um ano treinando equipes de League of Legends no Japão. Ele aproveitou a experiência, mas logo soube que não havia muito que um treinador “importado” pudesse fazer dentro de uma equipe estrangeira, exceto pelo treinar. E Hocury tem ambições maiores.

"No momento, treinar é provavelmente o que faço de melhor", ele me contou no café do hotel. "Mas eu quero fazer mais do que isso, particularmente algo administrativo. Por isso, fiquei em Busan como treinador".

Mas a oferta da Dynasty foi especial. "A oportunidade de representar Seul e a Coreia pesou bastante", afirmou. "E a visão da KSV como uma organização, bem como seus planos para os esports sul-coreanos, estão alinhados perfeitamente com meus. Eu me senti mal por deixar a GC Busan, mas não pude recusar a oportunidade".

Se tudo correr bem, Hocury acabará em outra função na KSV após algumas temporadas. Há muitas mentes capazes no Overwatch sul-coreano que poderão preencher a função que ele deixará um dia, incluindo seus novos colegas treinadores na Seoul Dynasty. Em um futuro próximo, no entanto, Hocury será apenas o treinador.

Perguntei a Hocury como ele estava se adaptando ao novo ambiente de trabalho. Ele foi um incrível treinador da GC Busan, mas não é incomum que grandes treinadores percam a eficácia quando vão para uma equipe diferente, com uma atmosfera diferente. A GC Busan era famosa por ser uma equipe particularmente unida: a camaradagem dos jogadores era palpável e a confiança em seu grupo de treinadores era considerada absoluta. Pedi a Hocury se a dinâmica da Seoul Dynasty era comparável.

"A atmosfera da equipe já era boa quando me juntei e acredito tenha melhorado desde então", respondeu radiante. "Talvez esteja tudo na minha cabeça, mas já penso nos jogadores como meus irmãos mais novos - todos são tão fofos e adoráveis - e acredito que minha franqueza esteja alcançando eles".

Ele também creditou a presença de Ryu "ryujehong" Je-hong como uma espécie de “irmão mais velho”. "Sua liderança é fantástica", disse Hocury. "Ele realmente cuida bem de seus companheiros mais jovens".

Além das vibrações familiares, há algo a mais em sua nova equipe que está fazendo Hocury feliz e entusiasmado: a presença de jogadores que há muito queria treinar. Um deles era ryujehong. Outro era Kim "Fleta" Byeong-seon.

Kim 'Fleta' Byeong-seon faça sobre a vitória de seu time na Seoul Cup
Kim 'Fleta' Byeong-seon faça sobre a vitória de seu time na Seoul Cup OGN Global

"Ver Fleta em ação faz com que muitas vezes eu pense: ‘como ele pensou naquela jogada?’, disse Hocury. "Eu queria entrar em sua cabeça para entender como ele raciocina. O que ele fez no Flash Lux – ocasião que não perdeu seu brilho mesmo em uma equipe constantemente perdida - é realmente complicado. E nunca esteve envolvido em qualquer tipo de drama, também. Quando eu finalmente consegui trabalhar com ele, não pude deixar de ficar impressionado com sua unidade. Ele tem apenas 19 anos, mas é tão sério, tão determinado a melhorar. É fantástico".

Hocury também fez elogios aos seus colegas treinadores da Dynasty, Kim "nuGget" Yo-Han e Chae "alwaysoov" Ho-jeong. Embora o método exato de treinamento cooperativo ainda esteja sendo elaborado, ele acredita que os três treinadores não atrapalharão o time.

"Ainda estamos no início, mas já trabalhamos bem juntos", disse ele. "Por exemplo, o treinador nuGget é ótimo para fornecer feedback detalhado, enquanto alwaysoov é ótimo para reunir estratégias em algo mais amplo. Tenho fé que nosso treinamento combinado se tornará realmente ótimo".

Hocury está entusiasmado com sua nova equipe, mas é cauteloso ao falar sobre suas chances na temporada inaugural da Overwatch League. Ele está convencido de que cada equipe da liga será muito mais forte do que as estimativas atuais feita pela maioria dos fãs.

"Acredito que as pessoas estão subestimando massivamente todas as equipes não coreanas", disse Hocury. "A diferença de habilidade entre as equipes é surpreendentemente pequenas no momento. A diligência decidirá tudo".

Perguntei a Hocury se a Dynasty teria ou não quaisquer vantagens sobre outras equipes no início. Ele não teve muita certeza, já que a maioria dos times sul-coreanos na Overwatch League não mostraram muito em treinamentos. Ainda assim, ele disse algumas palavras esperançosas.

"Provavelmente não sofreremos tanto quanto a nervosismo do palco, já que muitos de nossos jogadores têm experiência de superar a pressão para ganhar torneios", disse ele. "E isso é mais uma coisa individual, mas os fãs devem ficar de olho no desempenho de Gong 'Miro' Jin-hyeok na liga".

"Miro será realmente bom ", destacou, acenando lentamente e com brilho nos olhos. "Realmente, muito bom".

Comentários

Hocury, técnico da Seoul Dynasty: 'As pessoas estão subestimando todas as equipes não coreanas'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.