Ibra, Aubameyang, Benzema e até Messi: por que Ronaldo 'Fenômeno' é o ídolo da infância dos craques de hoje (e de ontem)

ESPN.com.br
Ronaldo 'Fenômeno' comemora gol do Brasil na Copa do Mundo de 1998
Ronaldo 'Fenômeno' comemora gol do Brasil na Copa do Mundo de 1998 Clive Brunskill/Allsport/Getty Images

Na última terça-feira, o atacante Gonzalo Higuaín, da Juventus e da seleção argentina, contou ao jornal The Guardian que sempre teve o atacante Ronaldo como inspiração desde a infância

O "Pipita" revelou inclusive que tem fitas gravadas do "Fenômeno" até hoje, e que já assistiu aos gols do lendário ex-atacante de Cruzeiro, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, Milan, Inter de Milão e PSV Eindhoven "uns 2 milhões de vezes". 

A idolatria pelo ex-camisa 9 da seleção brasileira, aliás, é tama comum entre os craques de hoje e também de um passado recente. 

Em entrevista, grandes nomes do futebol, das mais diversas nacionalidades e posições, declararam serem fãs do 2º maior artilheiro da história das Copas do Mundo, pelos mais diversos motivos.

Até mesmo goleiros confessaram sua admiração pela lenda.

Confira alguns dos que admiram o "Fenômeno":

  • Wayne Rooney

 

Wayne Rooney fala sobre inspiração em Ronaldo, comportamento explosivo e adaptação ao futuro

Em entrevista exclusiva à ESPN Brasil, em maio do ano passado, o hoje atacante do Everton, que à época ainda defendia o Manchester United, confessou sua admiração por Ronaldo.

Rooney contou que assistia vidrado a todos os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002 para ver o "Fenômeno" dar show.

"Ronaldo foi obviamente um dos maiores jogadores da história do futebol. Eu adorava vê-lo jogar", contou. 

"Acho que ainda é, junto com Messi e Cristiano Ronaldo, um dos três ou quatro melhores de todos os tempos", elogiou Rooney.

As "aulas" de Ronaldo, aliás, deram muito resultado para o craque inglês, que, ao longo de sua carreira, ganhou um caminhão de títulos e tornou-se o maior artilheiro da história do United e também da seleção inglesa, deixando lendas para trás.

  • Karim Benzema

Quando ainda era uma jovem promessa do Lyon, Benzema confessou em entrevistas que tinha Ronaldo como grande ídolo. Por isso, quando o Real Madrid o contratou, em 2009, resolveu preparar uma boa surpresa para o francês.

No dia em que o atacante se apresentou no Santiago Bernabéu para assinar a papelada de sua contratação, os merengues armaram um encontro com o "Fenômeno". Ao ver seu ídolo de infância, Benzema se emocionou e até chorou. 

Benzema e Ronaldo no Bernabéu
Benzema e Ronaldo no Bernabéu Reprodução

"Desde que tinha 12 anos sempre foi meu sonho te conhecer. Não acredito que finalmente isso aconteceu", disse o francês, ao ganhar um abraço do brasileiro, que lhe desejou "toda a sorte do mundo" no Real.

"Você é um jogador incrível, o maior de todos os tempos. Não sei se conseguirei igualar seus feitos, porque você ganhou muitos troféus aqui, mas tomara que sim", prosseguiu Benzema.

Atualmente, o camisa 9 já tem mais gols e troféus que seu ídolo com a camiseta blanca. No entanto, sempre demonstrou respeito e admiração pelo "Fenômeno", como em uma entrevista que deu após os merengues conquistarem o 10º título da Champions League.

"Ganhar a Liga dos Campeões é um sonho, ainda mais com a camisa do Real Madrid, onde jogou meu ídolo de infância, Ronaldo".

  • Zlatan Ibrahimovic

Ibra já confessou muitas vezes que Ronaldo foi seu ídolo durante a infância e a adolescência. No final do ano passado, em revista do Manchester United, o atacante confessou que sempre quis ser como o "Fenômeno" desde que começou a jogar futebol.

“Eu acho que Ronaldo era fenomenal. Ele era um jogador que o que quer que ele fizesse virava um ‘wow’! Ele podia realizar as coisas mais difíceis e as  transformava em algo mágico”, disse. 

Ibra diz que CR7 'não é natural', adorava R10 e se derrete por Ronaldo: 'Único'

“Ele pegava a bola e era como se dissesse: ‘Eu cuido disso a partir de agora’. Não havia esse tipo de jogador antes e você vê que não há mais hoje. Esse tipo de jogador não existe mais”, elogiou.

“Quando eu era jovem, eu o assistia e dizia a mim mesmo: 'Quero ser exatamente assim'. O jogador que faz a diferença, a luz que brilha, simples assim”, finalizou.

No documentário "Becoming Zlatan", lançado em 2015 e que conta a trajetória de vida de Ibra desde o Malmo até os grandes clubes do futebol europeu, é possível ver vários pôsteres de Ronaldo nas imagens do quarto do sueco na casa em que cresceu. 


Já o ex-atacante Wamberto, que atuou com Ibrahimovic por dois anos no Ajax, contou que o gigante era "obcecado" pelo brasileiro, e até tentava imitar seus movimentos.

"O Ibra só falava do Ronaldo o tempo todo para mim.  Era uma admiração muito grande por ele", disse Wamberto, ao ESPN.com.br.

"Nos treinamentos que fazíamos, o Ibra tentava imitar tudo o que ele via o Ronaldo fazendo pela televisão", relatou.

  • Pierre-Emerick Aubameyang
Há exatos 19 anos, Ronaldo Fenômeno marcou seu 1º gol pela Inter de Milão; relembre

Artilheiro da última Bundesliga, o atacante do Borussia Dortmund é um dos atacantes mais letais do mundo atualmente. E adivinhe quem foi sua inspiração desde a infância, no Gabão? 

Ele mesmo, o "Fenômeno".

"Meu espelho? Ronaldo, mas o brasileiro, não o português", contou Auba à revista Kicker, em 2013.

"Eu acho que Ronaldo revolucionou o futebol com a sua maneira de jogar. Ele era dinâmico, tecnicamente forte e rápido. Era um grande jogador em todos os sentidos", derreteu-se o matador.

  • Gianluigi Buffon
Ronaldo brilhou, e Internazionale atropelou o Empoli em 1998; relembre

Em entrevista recente ao jornal Marca, o "eterno" goleiro da Juventus disse que Ronaldo foi o melhor atacante contra quem já jogou, mesmo já tendo enfrentado grandes nomes do futebol muitas vezes.

“O que mais problema me deu entre todos foi Ronaldo, o brasileiro. O protótipo do jogador perfeito: tinha potência, velocidade, intuição, técnica, rapidez, era um jogador que te deixava boquiaberto", ressaltou. 

"Parecia criado em laboratório. Não podia pensar que um ser humano tivesse todos esses dons”, elogiou. 


Ronaldo enfrentou Buffon tanto com a camisa da Internazionale de Milão, quanto com a do Real Madrid. No Campeonato Italiano, inclusive, o atacante encarou o goleiro ainda no Parma, antes da transferência para a Juventus – que reencontraria na Uefa Champions League anos depois.

Buffon defendeu o Parma de 1995 até 2001, quando se transferiu para a Juventus. Um ano depois, em 2002, Ronaldo trocou a Inter pelo Real e ainda retornaria à Itália em 2007, ao Milan. 

Há 20 anos, Ronaldo era recebido na Inter de Milão; relembre a chegada do Fenômeno à Itália
  • Lionel Messi

Em entrevista à revista inglesa FourFourTwo, em 2012, o craque do Barcelona confessou que, apesar de ser argentino, sempre nutriu admiração pelo "Fenômeno".

"Ronaldo era o meu herói. Eu adorava assistir a jogadores como Zidane, Ronaldinho e Rivaldo, mas Ronaldo foi o melhor atacante que eu já vi", disse.

"Ele era tão rápido que ele podia marcar do nada, e podia chutar a bola melhor do que qualquer um que eu já vi", completou.

A publicação também entrevistou Ronaldo, que se disse lisonjeado com os elogios do argentino. 

Ronaldo fez 2 gols, e Barcelona venceu Real Sociedad em 1996; relembre

"É uma honra (ser elogiado por Messi), mas eu entendo, porque era um jogador importante quando ele era mais novo. É ótimo ver que fui uma boa inspiração para ele, porque hoje, com todo o seu sucesso, ele sabe como agir", ressaltou a lenda.

"A maneira como Messi cola a bola em seu pé é única. Ninguém mais pode fazer isso. Gols eram tudo pra mim, e vejo que ele também tem este pensamento. Ele tem tudo o que é necessário. Messi evoluiu e se tornou um artilheiro mortal", elogiou. 

"Eu joguei por muitos anos na Europa e sei o quão rápido a bola rola nos gramados, e mesmo assim ele consegue driblar jogadores e fazer gols como se fosse fácil. É muito difícil pará-lo, e esta é a principal diferença entre ele e os outros atacantes. Ele não é um camisa 9 como eu, mas está sempre perto do gol", finalizou. 

Um dos maiores artilheiros brasileiro do 'El Clásico', Ronaldo fez gols pelas duas equipes
  • Thierry Henry

Aposentado do futebol desde 2014, o maior artilheiro da história do Arsenal foi mais um que confessou que Ronaldo é um de seus grandes ídolos do futebol, apesar deles serem contemporâneos (ambos têm 40 anos e se enfrentaram nas Copas do Mundo de 1998 e 2002).

Em entrevista à BBC, o francês contou que sempre admirou o holandês Marco van Basten e o liberiano George Weah, mas que também sempre foi um grande fã do estilo do "Fenômeno", a quem considerou um atleta que "mudou o jogo". 

"Ronaldo para mim sempre será o melhor de todos.[...] Ele elevou o futebol a um outro nível", disse Henry

A entrevista, aliás, foi conduzida pelo ex-zagueiro Rio Ferdinand, que concordou.

"Ronaldo foi o melhor".

  • Sergio Agüero

 

Felipão afirma que Ronaldo foi melhor jogador que já treinou e fala sobre estreia na seleção

Em uma ação promocional da Uefa na qual respondeu perguntas de internautas, o atacante do Manchester City e da seleção argentina contou que o "Fenômeno" foi um dos jogadores que mais tiveram influência em seu futebol quando o "Kun" ainda era apenas uma joia do Independiente.

"Para mim, o melhor da história é Messi. O jogador que mais se assemelha ao meu estilo de jogo e que me influenciou foi o brasileiro Ronaldo", disse Agüero, que elencou os outros melhores de todos os tempos em sua opinião.

"Messi, o brasileiro Ronaldo, Ronaldinho e Maradona. São apenas quatro, mas para mim são os melhores", escreveu, ao ser questionado sobre quem eram os cinco maiores da história.

Durante a carreira, porém, o centroavante do City foi muitas vezes comparado a outro brasileiro, pelo fato de também ser baixo (1,73m): Romário. 

Hofman admite Messi melhor que Ronaldo e Romário, mas ressalta: 'Se não fosse por lesões e comportamento, brigariam'
  • Ronaldinho Gaúcho

Em junho deste ano, Ronaldinho Gaúcho foi convidado pela revista inglesa FourFourTwo a escalar a maior seleção de todos os tempos em sua opinião. O time ficou assim: Buffon; Cafu, Puyol, Maldini e Roberto Carlos; Lampard, Kaká e Zidane; Messi, Henry e... Ronaldo "Fenômeno".

Em entrevista à publicação, ele disse que Ronaldo é um de seus grandes amigos e ídolos no futebol. 

Felipão conta sobre finalização da lista de convocados para a Copa e puxão de orelha em Ronaldo

"Quando fiz minha estreia pela seleção, em 1999, ele era meu grande ídolo. E, hoje, 18 anos depois, segue sendo. Ele me deu aos boas-vindas e foi muito gentil comigo naquela época, e eu tirei isso como exemplo para o resto da vida", contou. 

Ronaldo e Ronaldinho comemoram gol
Ronaldo e Ronaldinho comemoram gol Andreas Rentz/Bongarts/Getty Images

"Quando Messi me elogia por ter acelerado seu crescimento no Barcelona, sou muito grato a isso. Tudo acontece porque o melhor dos exemplos em Ronaldo na seleção brasileira. Até hoje eu fico meio tímido ao lado dele, porque ele tem um brilho diferente", acrescentou.

"Além disso, não é nem preciso dizer que as coisas que ele fazia com a bola o colocaram com justiça entre os melhores da história", finalizou.

Juntos, Ronaldo e Ronaldinho disputaram duas Copas do Mundo, ganhando o troféu em 2002 e caindo nas quartas de final em 2006.

Além disso, os craques ganharam a Copa América de 1999 com a seleção brasileira.

Comentários

Ibra, Aubameyang, Benzema e até Messi: por que Ronaldo 'Fenômeno' é o ídolo da infância dos craques de hoje (e de ontem)

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.