Opinião: A nova Longzhu Gaming não é a ROX Tigers

Emily Rand/ESPN.com

O suporte Gorilla competindo pela Longzhu Gaming na LCK
O suporte Gorilla competindo pela Longzhu Gaming na LCK kenzi/FOMOS

Artigo publicado originalmente em ESPN Esports.

O quinto Nexus da série caiu. A KT Rolster, uma equipe de super estrelas de League of Legends que não conseguiu ganhar nada notável em 2017, gritou e celebrou em sua cabine. Eram campeões da KeSPA Cup 2017.

Na cabine oposta, a dupla da rota inferior, Kim "PraY" Jong-in e Kang "GorillA" Beom-hyeon, viraram-se um para o outro com sorrisos tortos. O topo Kim "Khan" Dong-ha enrugou o nariz e sorriu. Um tímido Han "Peanut" Wang-ho enterrou o rosto em suas mãos antes de rir e girar sua cadeira. Apenas o meio Gwak "Bdd" Bo-seong parecia chateado com a derrota. O resto da equipe parecia desapontada, mas ansiosa pelo ano que vem e o lugar da equipe no Spring Split de 2018 da League Champions Korea.

"Não estávamos satisfeitos em perder e ficar em segundo lugar", disse GorillA. "Mas já que o Peanut se juntou a nossa equipe um pouco tarde, só tivemos dois ou três dias para treinar juntos. Conseguimos mostrar o melhor desempenho que poderíamos ter mostrado".

A recente chegada de Peanut e a derrota confusa, mas emocionante, nas finais da KeSPA Cup são uma esperançosa afirmação para o futuro da Longzhu Gaming. Ela também foi ofuscada por um ponto repetido pelos fãs desde que a equipe anunciou que Peanut estava chegando: este time será a próxima ROX Tigers.

"É claro que é ótimo jogar novamente com um ex-companheiro de equipe", disse GorillA. "Mas este 'ex-Tigers' nos acompanhou muito durante o ano passado."

A formação inicial da ROX Tigers foi um fenômeno - uma surpresa surpreendente, mas brilhante, em uma nova paisagem competitiva. Alguns membros foram anulados como obsoletos (PraY). Outros foram rotulados como jogadores talentosos que nunca poderiam alcançar seu potencial devido a um acidente ou outro (Song "Smeb" Kyung-ho). Os Tigers eram as "substituições" da LCK. Eles entraram na liga com expectativas modestas e quando se dissolveram em 2016-17, cimentaram seu legado como a equipe sul-coreana do mundo pós-êxodo da LCK. A SK Telecom T1 pode ter ganho a maior parte dos troféus, mas os Tigers definiram o panorama profissional como nenhum outro time. Nunca haverá outra equipe como a Tigers 2015-16.

Como qualquer “pedra de toque” cultural popular, seu status quase mítico só cresceu. A OnGameNet definiu uma temporada da LCK inteira com os cinco ex-Tigers em diferentes uniformes que se desvanecem em silhuetas estreladas. Os fãs mantiveram o controle de quais ex-membros dos Tigres tiveram que vencer seus ex-companheiros de equipe para se qualificarem para as finais da LCK, o Mid-Season Invitational, outras finais da LCK, depois o Mundial.

Ao longo do crescimento da Longzhu Gaming no verão de 2017, a narrativa mudou ligeiramente. Esta nova iteração foi apelidada de "segunda vinda dos Tigers" porque a dupla PraY e GorillA conseguiram orientar e liderar com sucesso outro núcleo talentoso de jovens jogadores. O topo Kann foi comparado a Smeb; o meio Bdd, a Lee "KurO" Seo-haeng.

"Estou apenas tentando pensar em [Peanut] como um novo companheiro de time da Longzhu em vez de um ex-companheiro de time da ROX Tigers", disse GorillA.

O que queremos quando dizemos que desejamos a volta dos Tigers é a sensação de assistir a equipe, uma equipe que é insubstituível. O tempo apenas avança. PraY e GorillA não eram a mesma dupla da rota inferior em 2015 do que em 2016, enquanto estavam na Tigers, e ambos mudaram apesar de ficarem juntos na Longzhu. Da mesma forma, Peanut transformou-se como um caçador e um jogador durante seu tempo na SKT.

"Quando vi o Peanut pela primeira vez, quando ele ingressou na ROX Tigers, só pensei:’ Este garoto está cheio de energia’", afirmou Pray. "Ele é realmente um cara divertido e uma pessoa agradável. Depois de jogar um ano na SKT e de se juntar a Longzhu, acho que ele amadureceu muito. Ele ficou muito calmo e aprendeu a controlar suas emoções durante o jogo".

Com estas palavras, o atirador veterano captura a essência de por que moldar Longzhu como a próxima Tigres é pouco se comparado à atual iteração da equipe e suas realizações. Todos e cada um desses jogadores mudaram desde a ROX e continuarão a mudar. Na verdade, PraY está contando com isso para o sucesso contínuo do time.

"Não tenho certeza se os outros jogadores estão na mesma página que eu", conta Pray. "Mas eu pessoalmente pensei que tivemos um ótimo resultado neste ano. Mesmo que tenhamos nos juntado pouco antes do Summer Split, acabamos ganhando toda a temporada e fomos ao Mundial. Acabei de pensar que - desde que tivemos esse desempenho com pouco tempo de treino - se tivéssemos mais um ano, poderíamos fazer muito mais".

Uma coisa é sentir nostalgia pela antiga Tigers, outra é quando a nostalgia estereotipa a formação atual da Longzhu, ao invés de explorar as forças, fraquezas e argumentos atuais da equipe. Julgue a nova Longzhu como Longzhu, com Peanut e tudo mais.

Comentários

Opinião: A nova Longzhu Gaming não é a ROX Tigers

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.