Liga sul-americana de 'League of Legends' abandona 'escada' para 2018

ESPN.com.br
CLS é mais uma liga que terá novo formato em 2018
CLS é mais uma liga que terá novo formato em 2018 Riot Games

O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) não é o único torneio regional que contará com um novo formato em 2018. A Riot Games promoveu, também, mudanças na Copa Latino-americana Sul (CLS), a principal competição do servidor sul da América Latina. As novidades foram apresentadas pela desenvolvedora na quarta-feira (13).

Na primeira etapa da CLS 2018, prevista para começar no dia 20 de janeiro, a Fase de Classificação contará com três turnos e as séries passarão a ser jogos únicos (md1). A duração continua a mesma das edições anteriores: sete semanas. Já na Fase Eliminatória, o sistema de "escada" - ou gauntlet, em inglês - foi abandonado e o tradicional mata-mata trazido de volta. A desenvolvedora mudou também os dias das disputas, com os confrontos, agora, sendo realizados aos sábados e domingo. Como haverá uma "super semana", uma sexta-feira será utilizada para os jogos.

Outra novidade apresentada foi o aumento dos participantes. Se a primeira etapa 2017 contou com seis equipes e a segunda etapa do ano passado foi disputada por sete participantes, a primeira edição da CLS de 2018 será jogada por oito times: os seis primeiros colocados do torneio anterior e os dois vencedores da série de Promoção.  

A expansão da liga gerou uma mudança nos classificados para os Playoffs: os times que terminarem a fase regular nas duas primeiras colocação vão avançar diretamente para as semifinais, enquanto os 3º, 4º, 5º e 6º colocados vão disputar as quartas de final. O rebaixamento continua o mesmo, com os dois últimos colocados.

Disputarão a primeira etapa da Copa Latino-americana Sul: Furious Gaming, Hafnet eSports, Isurus Gaming, Kaos Latin Gamers (KLG), Rebirth eSports, Dark Horse e Legatum. A última vaga do torneio ainda não tem um nome definido. Ela pertencia ao Last Kings, que se desfez.

Com a adesão da md1, cada equipe jogará 21 séries na CLS 2018, ao invés das 24 da última etapa deste ano. De acordo com a Riot, a mudança é o "pagamento" de uma dívida que a região possui em relação aos torneios internacionais, que utilizam o mesmo formato, e que as novidades vão ajudar a melhorar a qualidade dos treinos dos participantes.

Explicação de como será o novo mata-mata da CLS
Explicação de como será o novo mata-mata da CLS Riot Games

Formatos das edições anteriores

A atual Copa Latino-americana Sul começou a ser disputada em 2016. Antes, a América Latina tinha só uma competição, chamada de Copa Latino-americana. O torneio era subdividido em norte e sul - os dois servidores da região - e o campeão de cada divisão se enfrentava numa grande final. O campeonato que, atualmente, conta com a participação das equipes do servidor norte é chamada de Liga Latino-americana Norte (LLN).

A Fase de Classificação das quatro primeiras edições da CLS também foi disputada durante sete semanas e, em todas elas, os participantes se enfrentaram em dois turnos, com os confrontos sendo séries melhor de dois (md2). Os dois torneios de 2016 contaram com seis participantes: quatro deles avançavam para a Fase Eliminatória e apenas um caia para a repescagem.  

A primeira etapa deste ano também foi disputada por seis equipes, porém com quatro delas passando para o mata-mata e os dois últimos caindo para a série de Promoção. A expansão da liga começou na segunda edição de 2017, passando de seis para sete times. Destes, quatro continuaram avançando para os Playoffs e dois tendo que brigar para não cair para a 2ª divisão da região.

Já quanto a Fase Eliminatória, o formato variou conforme o tempo. Nos dois torneios do ano passado, os Playoffs contaram com o tradicional mata-mata, mas com apenas semifinal e grande final, enquanto as duas edições da CLS deste ano utilizou o sistema "escada", com o 1º colocado indo diretamente para a decisão, o 2º lugar se classificando para a semifinal e os times que terminaram a temporada regular nas 3ª e 4ª posições se enfrentando nas quartas de final.

Brasil na disputa da CLS 2018

Quatro brasileiros, entre jogador, técnico e analista, estão na luta pelo título da primeira etapa da CLS 2018. São eles: o topo Mateus "Fitz" Cayres e o caçador Leonardo "Leozuxo" Camícia, ambos da Rebirt; o treinador da Furious, Otávio "Otto" Rodrigues, e o analista da KLG, Rafael "RafaP" Pinheiro.

Comentários

Liga sul-americana de 'League of Legends' abandona 'escada' para 2018

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.