Meia conhecido como 'Mensalão' explica apelido e pede prisão de políticos corruptos

Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
Reprodução/Facebook
Andre Mensalão Treze-PB
Andre 'Mensalão' em ação pelo Treze, da Paraíba

O "Mensalão" é um dos maiores escândalos da história da política brasileira. Ocorrido entre 2005 e 2006, foi marcado pela compra de votos de parlamentares no Congresso. Após longas investigações e julgamentos no Supremo Tribunal Federal, diversos "figurões", como José Genoíno, José Dirceu e Delúbio Soares, foram presos, enquanto outros, como o ex-deputado Roberto Jefferson, foram cassados.

André Luiz Leão Lima é meio-campista, tem 25 anos e nenhuma ligação com o escândalo. Não levou dinheiro do "Valerioduto", não fez saques no Banco Rural e nunca sequer conheceu pessoalmente figuras como João Paulo Cunha ou Henrique Pizzolato. Por um desses acasos da vida, porém, acabou ganhando ainda jovem um curioso apelido, que o acompanha desde o início da carreira: André Mensalão.

Com passagens por clubes como Gama, Londrina, Metropolitano-SC e Rio Branco-AC, ele explica com muito bom humor o porquê da alcunha curiosa.

"O apelido surgiu quando eu tinha 15 anos e fui fazer teste no Ananindeua, do Pará. O clube não tinha muitas condições para dar material esportivo e cada um levava sua roupa e chuteiras. Um dia, fui com uma camisa do PT [Partido dos Trabalhadores] que a minha mãe tinha ganho em um 'showmício'. Só que, bem neste dia, foi quando estourou o escândalo do 'Mensalão', eu nem sabia dessa história (risos)", conta o meia, ao ESPN.com.br.

"O treinador me viu com a camiseta e perguntou se eu fazia parte do 'Mensalão'. Eu perguntei 'Por que?', e ele: 'Você não sabe? Estourou um puta escândalo e você vem com a camisa do PT! Você faz parte do 'Mensalão (risos)!', gargalha.

O apelido virou sucesso instantâneo, e, desde então, o jogador nunca mais foi chamado de André Luiz ou André Lima, seus nomes de batismo.

Isso acabou por gerar algumas situações inusitadas, principalmente com familiares que ainda não estava habituados com o apelido do meio-campista.

"Uma vez minha mãe foi ver meu jogo na base e não sabia meu apelido. Ela disse que era mãe do André Lima e perguntou para os diretores aonde eu estava. Os caras falaram: ‘Não tem nenhum André Lima no time'. Ela: ‘Como assim?'. Foi aquela confusão. Aí o diretor disse: 'O único André do nosso time é o Mensalão'. Ela ficou brava na hora: 'Mas meu filho não se chama 'Mensalão'. Daí que explicaram a razão do apelido, ela caiu na gargalhada. Pior que a culpa foi dela que me deu a camisa (risos)", sorri.

"Mas eu sou o 'Mensalão' do bem! Faço gols e ajudo (risos)", brinca.

Durante passagem pelo Guarany de Sobral-CE, em 2012, André fez sucesso e ficou conhecido em toda a região Nordeste. Todos queriam saber quem era aquele 'Mensalão' que estava abalando as estruturas do futebol cearense. No entanto, uma lesão o impediu de alçar voos mais altos na carreira.

"Eu tive uma lesão séria que me deixou seis meses parado. Estava numa fase muito boa, com propostas do Ceará e até do Sport. Tinha até uma chance de jogar nos Emirados Árabes, mas acabou não acontecendo porque me machuquei, infelizmente", lamentou.

Depois disso, André passou por Londrina, Concórdia, Metropolitano e Rio Branco-AC até chegar no final do ano passado ao... Treze da Paraíba. Sim, acredite se quiser: "Mensalão" está jogando no time que tem o mesmo número do PT.

Agência Brasil
José Dirceu
José Dirceu foi um dos condenados no escândalo do 'Mensalão'

"O pessoal aqui fica brincando que é a legenda do PT e tal. No dia que fui apresentado, teve um repórter que deu muita risada na hora pela coincidência. Mas, brincadeiras à parte, só penso em voltar ao cenário nacional, fazer um bom Campeonato Paraibano, ser campeão e também conseguir o acesso na Série D do Brasileirão", comentou.

Sobre o escândalo de compra de votos em si, André prefere não se alongar. No entanto, se diz indignado com a política do país e pede que todos os envolvidos no caso que lhe apelidou sejam colocados atrás das grades por um bom tempo.

"Para os caras do 'Mensalão', a justiça tem que ser feita. Que prendam todos que estejam envolvidos no escândalo!", finaliza o jogador.

Comentários

Meia conhecido como 'Mensalão' explica apelido e pede prisão de políticos corruptos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.