Semana MLB: Como está a briga pelos playoffs a uma semana do final da temporada regular

A MLB é uma das ligas mais equilibradas do mundo, e um sinal disso é que, mesmo após mais de 150 jogos, vários times continuam embolados na briga por vaga nos playoffs a uma semana do final da temporada regular. Um cenário que está particularmente interessante neste ano, com algumas disputas acirradas envolvendo equipes separadas por poucas vitórias e diversos confrontos diretos ainda programados.
Sem enrolar muito, veja como estão as disputas pelas 12 vagas no mata-mata, que equipes estão na briga e o que cada uma delas tem pela frente na última semana da temporada regular. Lembrando que o confronto direto é o primeiro critério de desempate no caso de duas ou mais equipes terminarem juntas na classificação (para ver os demais, clique aqui).
LIGA AMERICANA
Divisão Leste
1º Baltimore Orioles (95 vitórias - 59 derrotas)
2º Tampa Bay Rays (94-61)
Confronto direto: Orioles 8 x 5 Rays
A margem dos Orioles não é grande na tabela, mas a chance de ser mantida na última semana é bem razoável. A tabela dos últimos dias é bem favorável ao Baltimore, que enfrenta apenas equipes já eliminadas, enquanto que os Rays têm duas séries (cinco jogos) duríssimas contra o Toronto Blue Jays, que ainda briga por cada centímetro na busca por uma vaga no wildcard.
Divisão Central
O Minnesota Twins (82-72) já levou
Divisão Oeste
1º Texas Rangers (85-68)
2º Houston Astros (85-69)
3º Seattle Mariners (84-69)
Confrontos diretos: Rangers 6 x 1 Mariners (faltam 6), Astros 9 x 4 Rangers, Mariners 8 x 2 Astros (faltam 3 confrontos)
Essa é a briga mais legal, até porque vale por três: o vencedor da disputa pela divisão garante a vaga nos playoffs, um lugar direto na série de divisão e ainda larga os outros dois na disputa maluca pelo wildcard. Para melhorar, ainda teremos nove confrontos diretos nos últimos dias da temporada regular, todos envolvendo o Seattle. Neste momento, os Astros estão em tendência de queda, com sequência de maus resultados que permitiram aos concorrentes entrarem na briga por uma divisão que já soava sob controle. No entanto, o Houston é o time mais experiente nos momentos decisivos, e pode recorrer a isso diante de dois rivais muito fortes e mais embalados.
Wildcard
1º Tampa Bay Rays (94-61)
2º Toronto Blue Jays (86-68)
- Texas Rangers (85-68)
3º Houston Astros (85-69)
4º Seattle Mariners (84-69)
Confrontos diretos: Blue Jays 4 x 3 Astros, Blue Jays 3 x 3 Mariners, Rangers 6 x 1 Blue Jays, Rangers 6 x 1 Mariners (faltam 6), Astros 9 x 4 Rangers, Mariners 8 x 2 Astros (faltam 3 confrontos)
Obs.: o New York Yankees (78-76) tem chances mínimas, mas dependeria de uma combinação extremamente improvável

Os Rays já garantiram o primeiro wildcard no caso de não ganharem a Divisão Leste. A briga, na prática, envolve Blue Jays, Rangers, Astros e Mariners por duas vagas, sendo que o melhor dos três times do Oeste se classifica como campeão da divisão.
O Toronto parece bem na disputa. Afinal, ultrapassou os três concorrentes na última semana e não tem nenhum confronto direto. No entanto, seus jogos não são tranquilos, pois pega os Rays (que lutam pela divisão) e os Yankees (que estão jogando pelo orgulho de terminar acima de 50%), e tem desvantagem no confronto direto contra a maioria dos concorrentes. De qualquer maneira, como o trio do Oeste ainda fará nove confrontos diretos, um vai segurar o outro e é possível aos Gaios Azuis se classificarem se tiverem um desempenho mediano nos jogos que faltam.
Entre o pessoal do Oeste, vale o comentário do item acima.
LIGA NACIONAL
Divisão Leste
O Atlanta Braves (99-55) já levou
Divisão Central
1º Milwaukee Brewers (88-66)
2º Chicago Cubs (80-74)
Confronto direto: Brewers 5 x 5 Cubs (faltam 3)
Ainda há três confrontos entre as equipes, mas a chance dos Cubs é muito pequena. Teria de ganhar todos os jogos e os Brewers perderem apenas um. O Milwaukee já pode preparar a celebração do título da divisão.
Divisão Oeste
O Los Angeles Dodgers (94-59) já levou
Wildcard
1º Philadelphia Phillies (85-69)
2º Arizona Diamondbacks (81-73)
3º Chicago Cubs (80-74)
4º Miami Marlins (79-75)
5º Cincinnati Reds (79-76)
6º San Francisco Giants (77-77)
7º San Diego Padres (76-78)
Confrontos diretos: Phillies 4 x 3 Diamondbacks, Phillies 5 x 1 Cubs, Phillies 4 x 3 Reds, Phillies 5 x 2 Padres, Diamondbacks 6 x 1 Cubs, Diamondbacks 7 x 6 Giants, Diamondbacks 7 x 6 Padres, Cubs 4 x 3 Padres, Cubs 5 x 1 Giants, Marlins 7 x 6 Phillies, Marlins 4 x 2 Diamondbacks, Marlins 4 x 2 Cubs, Marlins 3 x 3 Reds, Marlins 3 x 3 Giants, Reds 4 x 3 Diamondbacks, Reds 7 x 6 Cubs, Reds 3 x 3 Padres, Giants 4 x 2 Phillies, Giants 4 x 3 Reds, Padres 4 x 2 Marlins
Obs.: o Pittsburgh Pirates (73-81) ainda tem chances mínimas, mas dependeria de uma combinação extremamente improvável

Aqui é uma maçaroca total. Para simplificar, vamos ao que é mais realista e excluir os Phillies e Padres da discussão. O Philadelphia só perde a classificação no caso de uma hecatombe, deixando os demais na briga por duas vagas. Enquanto isso, o San Diego estava virtualmente eliminado até ter um renascimento nos últimos dez dias e se aproximar do pelotão, mas ainda depende de um milagre (ainda que isso pareça mais viável para os… padres).
Assim, a disputa fica mais entre Diamondbacks, Cubs, Marlins, Reds e Giants. O Arizona parece o mais consistente desse grupo. Venceu cinco dos últimos seis jogos e dez dos últimos 14. A tabela prevê partidas duras contra Yankees e Astros, e esse é o único complicador maior da equipe no momento.
O cenário para os Cubs é bem menos otimista. Apesar de a campanha ser quase a mesma dos Dbacks, a trajetória do Chicago na última semana é preocupante. Até o final da primeira quinzena de setembro, a classificação estava sob controle e o foco parecia ser a perseguição aos Brewers na Divisão Central. Até que perderam seis de sete confrontos diretos contra o Arizona, perderam uma série contra os Pirates e agora estão no sufoco. Ainda assim, o time teoricamente deveria jogar melhor e pode recuperar a confiança nesta última semana, até porque enfrentará Braves e Brewers já classificados e provavelmente poupando jogadores para os playoffs.
Os Marlins são os mais imprevisíveis desse pelotão. É uma equipe capaz de vencer séries contra Dodgers, Braves (de varrida) e Phillies (fora de casa), e perder duas de três em casa para o New York Mets. Tudo isso aconteceu neste mês de setembro. A tabela ajuda com duelos contra Mets e Pirates nos últimos seis dias de temporada, mas não pode perder terreno neste fim de semana, com uma série contra os Brewers (que ainda precisam oficializar o título da divisão). Outro fator positivo ao Miami são os confrontos diretos, com vantagem do time da Flórida contra todos os concorrentes que estão acima deles na classificação.
Os Reds têm uma grande vantagem sobre os rivais: a tabela é bastante generosa na reta final da temporada. São duelos contra Pirates, Cleveland Guardians e St. Louis Cardinals, é bem viável imaginar uma sequência de seis ou sete vitórias nesses oito jogos. O lado ruim: o Cincinnati já teve nove jogos seguidos contra Cardinals, Detroit Tigers e New York Mets entre 8 e 17 de setembro e quase não consegue 50% de aproveitamento (venceu cinco). Os Vermelhos têm se mantido no limite da disputa, mas tem parecido faltar fôlego para uma arrancada final.
Os Giants surgem como azarões. A tabela não ajuda, com seis jogos contra os Dodgers (que já estão classificados, mas é um dos grandes clássicos dos esportes americanos, nunca é um jogo tranquilo). Para piorar, a fase do San Francisco é ruim. O time chegou em setembro com uma campanha de 70-64, mas teve apenas sete vitórias (quatro delas contra o fraco Colorado Rockies) em 20 partidas neste mês.
O Semana MLB é um post em forma de newsletter sobre os principais temas (e a programação de TV) da MLB. Toda sexta (vez ou outra atrasa para o sábado) uma nova edição
O NÚMERO DA SEMANA
1993
Foi a última temporada em que nem New York Yankees, Boston Red Sox e St. Louis Cardinals disputaram os playoffs. Neste ano, Red Sox e Cardinals já estão eliminados. Os Yankees têm chances mínimas, e elas podem acabar já neste fim de semana. Para se ter uma ideia de como é difícil esses quatro times irem tão mal ao mesmo tempo, isso só havia ocorrido quando apenas quatro equipes se classificavam para o mata-mata.
Obs.: em 1994 não houve disputa da pós-temporada. Mas, pela classificação do momento em que a temporada foi interrompida (11 de agosto, 70,3% do calendário já cumprido), os Yankees estavam se classificando
PERSONAGEM DA SEMANA
Ysmalia Graterol
A mãe do arremessador Brusdar Graterol foi uma atração. Primeiro, pelo vídeo que viralizou dela e o filho no aeroporto de Los Angeles, se encontrando pela primeira vez em sete anos (ela não conseguia visto para entrar nos EUA, e Brusdar eles haviam acertado que o jogador evitaria voltar à Venezuela por questão de segurança). Em seguida, a mamãe Graterol ainda conheceu sua nora e neta.
Na terça (dia 19), ela teve a oportunidade de ver pela primeira vez seu filho arremessar em uma partida da MLB, fazendo uma oitava entrada perfeita contra os Tigers. Ambos choraram, claro.
No dia seguinte, foi a vez de ela ir ao montinho, para fazer o arremesso cerimonial da partida. E mandou um belíssimo strike, mostrando que ainda tem a habilidade que a tornou jogadora de softbol na juventude.
VÍDEO DA SEMANA
Finalizar uma partida que vale classificação para os playoffs com um jogador de posição arremessando? Aconteceu nesta sexta. Os Brewers venciam os Marlins por 16 a 1, vantagem grande o suficiente para o técnico Craig Counsell colocar o primeira base Rowdy Tellez para arremessar a nona entrada. Mesmo mandando bolas abaixo de 60 milhas/hora, ele não cedeu corrida alguma e poderá dizer aos netos que conseguiu as três eliminações que classificaram seu time à pós-temporada.
QUER TIRAR DÚVIDAS SOBRE BEISEBOL?
Toda terça, publico o “Dúvidas MLB”, um post respondendo a perguntas sobre beisebol. A edição desta semana falou sobrepor que não jogar só 7 entradas, campo de liga infantil, melhores do passado e do presente e bola que o catcher não pega. Clique aqui para conferir. Se tiver alguma dúvida, pode mandar para o meu Twitter.
O QUE VEM POR AÍ
Ah, impossível não ficar de olho nos confrontos diretos por vaga nos playoffs, sobretudo a corrida da Liga Americana Oeste (que também vale pelo wildcard). Os canais ESPN e o Star+ transmitem dois duelos entre Astros e Mariners e um entre Rangers e Mariners. Confira abaixo.
PROGRAMAÇÃO #MLBnaESPN
Sexta, 22/set
21h - Seattle Mariners x Texas Rangers (Star+)
Sábado, 23/set
14h - Atlanta Braves x Washington Nationals (Star+)
Domingo, 24/set
20h - San Francisco Giants x Los Angeles Dodgers (Star+)
Segunda, 25/set
22h30 - Houston Astros x Seattle Mariners (ESPN 3 e Star+)
Terça, 26/set
20h - Chicago Cubs x Atlanta Braves (ESPN 2 e Star+)
Quarta, 27/set
22h30 - Houston Astros x Seattle Mariners (ESPN 2 e Star+)
Quinta, 28/set
22h30 - Texas Rangers x Seattle Mariners (Star+)
Sexta, 29/set
20h - Tampa Bay Rays x Toronto Blue Jays (ESPN 2 e Star+)
Sábado, 30/set
19h - @Chicago Cubs x Milwaukee Brewers(Star+)
Domingo, 1/out
16h - @Texas Rangers x Seattle Mariners(Star+)
Obs: Horários de Brasília. Grades sujeitas a alteração
Semana MLB: Como está a briga pelos playoffs a uma semana do final da temporada regular
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.