Após duas recentes pesquisas de torcida conflitantes, veja o alcance dos times nas mídias sociais
No último dia 10, saiu uma pesquisa de torcida feita pela CNN Esportes/Itatiaia/Quaest que gerou estranheza em algumas torcidas e festa em outras. Nela, Atlético-MG e Cruzeiro dividiam a quinta posição entre as maiores torcidas do país, ficando à frente do Vasco, reconhecidamente um time com muitos fãs espalhados pelo país. Nessa mesma pesquisa, o Palmeiras apareceu na frente do São Paulo em terceiro lugar, uma novidade em relação a praticamente todas as pesquisas desde os anos 90. Talvez a boa fase alviverde nos últimos tempos e a sofrência são-paulina de quase uma década estariam causando essa virada. Mas eis que vem uma outra pesquisa, essa feita pelo instituto AtlasIntel, que recoloca as coisas, digamos, em seus lugares mais tradicionais: São Paulo na terceira colocação, e o Vasco na frente dos mineiros.
A primeira pesquisa teve como base 6.507 entrevistas presenciais com pessoas de 16 ou anos mais em 325 cidades brasileiras. Pelo que foi divulgado, a margem de erro seria de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiabilidade seria de 95%. Já a segunda pesquisa foi feita pela internet e colheu 1.600 votos em 640 municípios do país. A margem de erro dessa votação é de 2% para mais ou para menos. Como somos aproximadamente 215 milhões de brasileiros, o universo ouvido é bem pequeno, e muita gente contesta as pesquisas por isso. Mas é bom lembrar que as pesquisas têm um cunho científico, uma metodologia, trata-se de um trabalho normalmente respeitável. Mas por que então números tão diferentes de uma pesquisa para outra? Talvez pela forma diferente como foram realizadas. Deve ter uma lógica que vai além do bairrismo (uma pesquisa mais mineira ou mais paulista) e do clubismo (já ouvi que dono de instituto de pesquisa dava um peso maior para seu time de coração na pesquisa de sua empresa).
Então como saber com mais certeza o tamanho
de cada torcida? Usar o público pagante seria uma opção, mas estádios têm capacidades
diferentes e preços distintos. Uma outra forma de medir seria pelo número de sócios,
de sócios-torcedores, de audiência, de venda de camisas, etc... Os departamentos
de marketing dos clubes, claro, turbinam todos esses números. Haveria algum
dado então confiável que pudesse aferir quantos simpatizantes um clube possui? As
mídias sociais estão aí com seus números absolutos, mesmo que não sendo 100% de
verdadeiros fãs. A Chapecoense virou um dos clubes mais queridos do país nas
mídias sociais mesmo não tendo uma das maiores torcidas, houve na verdade uma grande
onda de apoio (até de fora do Brasil) ao clube de Santa Catarina após o
acidente aéreo que matou quase toda a delegação da equipe em 2016.
Feitas essas ponderações todas, acho bastante
significativo analisar os números de seguidores que cada clube possui. O
Flamengo, que certamente tem mais de 40 milhões de torcedores, ostenta, no Instagram,
17,1 milhões de seguidores e, no Twitter, pouco mais de 10 milhões de fãs. Nem
todo mundo usa internet, claro, especialmente as pessoas da terceira idade e os
bebês. Mas as pesquisas descartam tradicionalmente os menores de 16 anos. Um
bom número de crianças e adolescentes certamente devem seguir hoje em dia seus
times de coração. Também por isso acho válido dar uma olhada com carinho nos
números que passarei aqui abaixo com clubes das Séries A, B e C do Brasileiro,
bem como algumas outras equipes tradicionais do nosso futebol.
TWITTER (27/03/2023)
CLUBE SEGUIDORES
1º Flamengo 10.219.510
2º Corinthians 7.713.863
3º São Paulo 4.864.406
4º Palmeiras 3.758.617
5º Santos 3.105.984
6º Grêmio 3.101.138
7º Vasco 2.688.304
8º Atlético-MG 2.606.638
9º Cruzeiro 2.577.955
10º Inter 1.903.230
11º Sport 1.687.416
12º Bahia 1.576.145
13º Fluminense 1.524.448
14º Botafogo 1.458.665
15º Vitória 1.218.952
16º Athletico 1.199.593
17º Coritiba 981.192
18º Goiás 666.058
19º Figueirense 662.717
20º Chapecoense 611.009
21º Criciúma 574.933
22º Ceará 448.000
23º Fortaleza 431.403
24º Santa Cruz 278.632
25º Avaí 240.674
26º Paysandu 225.830
27º Ponte Preta 212.949
28º América-MG 184.288
29º Náutico 179.204
30º Remo 155.024
31º ABC 139.431
32º Atlético-GO 134.135
33º Bragantino 127.635
34º Paraná 124.731
35º Vila Nova 120.889
36º América-RN 110.447
37º CRB 107.467
38º Portuguesa 104.163
39º Juventude 94.676
40º CSA 69.565
41º Cuiabá 67.779
42º Londrina 63.626
43º Guarani 56.591
44º Ituano 55.238
45º Botafogo-SP 48.029
46º Volta Redonda 46.963
47º Sampaio Corrêa 43.573
48º Operário-PR 38.995
49º Confiança 25.721
50º América-RJ 24.234
51º Bangu 23.744
52º Ypiranga-RS 21.849
53º Brusque 17.922
54º Manaus 15.892
55º Novorizontino 12.573
56º São José-RS 12.544
57º Santo André 12.523
58º São Bernardo 9.422
59º Aparecidense 8.017
60º Altos 7.112
61º Floresta 6.400
62º Mirassol 4.020
63º Pouso Alegre 3.649
64º Paulista 2.705
65º Amazonas 1.953
66º Tombense não tem Twitter oficial
INSTAGRAM (27/03/2023)
CLUBE SEGUIDORES
1º Flamengo 17.100.000
2º Corinthians 9.400.000
3º São Paulo 5.000.000
4º Palmeiras 4.700.000
5º Grêmio 2.600.000
6º Atlético-MG 2.500.000
7º Cruzeiro 2.300.000
Santos 2.300.000
Vasco 2.300.000
10º Inter 1.700.000
11º Fluminense 1.300.000
12º Vitória 1.200.000
13º Sport 1.100.000
14º Bahia 1.000.000
15º Botafogo 874.000
16º Athletico 684.000
17º Figueirense 662.717
18º Chapecoense 611.009
19º Criciúma 574.933
20º Bragantino 526.000
21º Paysandu 519.000
22º Remo 514.000
23º Ceará 448.000
24º Santa Cruz 436.000
25º Fortaleza 431.403
26º Goiás 410.000
27º CSA 321.000
28º Coritiba 302.000
29º Cuiabá 280.000
30º CRB 260.000
31º ABC 254.000
32º Sampaio Corrêa 236.000
33º Náutico 234.000
34º América-MG 225.000
35º Avaí 207.000
36º Portuguesa 197.000
37º Atlético-GO 196.000
38º América-RN 192.000
39º Vila Nova 182.000
40º Confiança 169.000
Ponte Preta 169.000
42º Juventude 149.000
43º Guarani 143.000
44º Londrina 129.000
45º Mirassol 125.000
46º Paraná 112.000
47º Manaus 108.000
48º Ituano 105.000
49º Volta Redonda 102.000
50º Botafogo-SP 97.200
51º Floresta 90.900
52º Brusque 81.500
53º Novorizontino 79.000
54º Operário-PR 78.000
55º São Bernardo 71.600
56º Pouso Alegre 56.500
57º Altos 55.300
58º Bangu 54.100
59º América-RJ 51.700
60º Ypiranga-RS 50.000
61º Tombense 42.500
62º São José-RS 42.300
63º Aparecidense 37.700
64º Santo André 36.600
65º Amazonas 32.400
66º Paulista 28.700
FACEBOOK (27/03/2023)
CLUBE SEGUIDORES
1º Flamengo 13.375.263
2º Corinthians 11.112.073
3º São Paulo 6.800.000
4º Palmeiras 4.857.065
5º Santos 3.800.000
6º Chapecoense 3.600.000
7º Atlético-MG 3.437.400
8º Grêmio 3.400.000
9º Vasco 3.130.324
10º Cruzeiro 3.000.000
11º Inter 2.599.595
12º Fluminense 1.500.000
13º Botafogo 1.369.506 14º Athletico 1.100.363
15º Bahia 1.100.000
16º Sport 1.000.000
17º Fortaleza 985.733
18º Ceará 963.000
19º Vitória 697.358
20º Santa Cruz 537.000
21º Remo 465.000
22º Coritiba 454.000
23º Paysandu 438.000
24º Bragantino 378.000
25º Goiás 324.000
26º Ponte Preta 288.107
27º Figueirense 280.000
28º Avaí 260.000
29º América-RN 232.000
30º ABC 231.000
31º Náutico 214.068
32º Portuguesa 205.000
33º Paraná 203.000
34º Juventude 200.566
35º Criciúma 194.000
36º Botafogo-SP 191.617
37º Sampaio Corrêa 188.000
38º CSA 173.000
39º América-MG 165.000
40º CRB 154.000
41º Cuiabá 142.000
42º Vila Nova 118.000
43º Londrina 116.000
44º Atlético-GO 104.000
São Bernardo 104.000
46º Manaus 103.000
47º Guarani 101.000
48º Ituano 64.000
49º Operário-PR 60.000
50º Confiança 59.000
51º Ypiranga-RS 58.000
52º Bangu 56.364
53º Volta Redonda 54.000
54º Mirassol 50.000
55º Brusque 39.000
56º Paulista 38.000
57º Pouso Alegre 32.073
58º Novorizontino 32.000
59º Santo André 31.000
60º São José-RS 24.000
61º Altos 18.000
Floresta 18.000
63º Tombense 16.000
64º Aparecidense 9.300
65º Amazonas não encontrado
América-RJ não encontrado
Após duas recentes pesquisas de torcida conflitantes, veja o alcance dos times nas mídias sociais
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.